Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Vitória inicia discussões sobre doutorado profissional
Início do conteúdo da página

Campus Vitória inicia discussões sobre doutorado profissional

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h51 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 15h08

O curso será direcionado para a área tecnológica.

A comissão de elaboração do doutorado profissional em Engenharia e Otimização de Sistemas Tecnológicos iniciou as discussões para implantação do curso no Ifes – Campus Vitória. O doutorado possui área de concentração que envolve o desenvolvimento de soluções interdisciplinares baseadas em novos modelos computacionais e experimentais, buscando reproduzir situações reais em pequena escala dentro do conceito de Test-Bed e gerando produções técnico-científicas relevantes para o desenvolvimento dos sistemas tecnológicos, em especial, aqueles aplicados aos setores de serviços e da indústria de transformação.

A proposta compreende duas linhas de pesquisa: Modelagem, simulação e otimização de serviços tecnológicos; e Modelagem, simulação e otimização de processos da indústria de transformação. A primeira linha tem o objetivo de desenvolver aplicações que dependem de fontes alternativas de energia, de sensores inteligentes e de dados monitorados, de sistemas computacionais voltados para a predição e tomada de decisão a partir de dados reais e simulados, favorecendo o desenvolvimento sustentável das cidades e da indústria.

A segunda linha de pesquisa visa mapear, aprimorar e automatizar os processos da indústria da transformação. Para isso, serão implementados conceitos, fundamentos científicos e tecnológicos interdisciplinares, além da busca por novas tecnologias aplicadas, visando a sustentabilidade, melhoria de desempenho, otimização dos processos utilizando ferramentas como modelos matemáticos, softwares, inteligência artificial, Big Data, Indústria 4.0, manufatura aditiva, modelagem e simulação de processos industriais e químicos. O doutorado em Engenharia e Otimização de Sistemas Tecnológicos terá duração de oito semestres e a expectativa da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Vitória é que o curso tenha início em 2021.

Confira a galeria de imagens da reunião com as empresas parceiras

registrado em:
Fim do conteúdo da página