Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 16h42 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 17h09

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil forma engenheiros habilitados nas áreas de Construção Civil, Geotecnia, Hidrotecnia, Saneamento Básico, Sistemas Estruturais e Transporte. 

Perfil do Profissional

O egresso em Engenharia Civil do Ifes – Campus Vitória, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Engenharia, deverá ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias. Para o exercício de sua prática profissional, o estudante deve ser estimulado a ter um desempenho ético, crítico e inovador na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade.

Área de Atuação

As áreas de atuação dos egressos do curso de Graduação em Engenharia Civil do Ifes – Campus Vitória são definidas pela Resolução n° 1.010 do Confea. De acordo com o anexo II desta Resolução, o diplomado em Engenharia Civil poderá exercer a profissão nos seguintes campos de atuação profissional:

Construção Civil
Planialtimetria, Infraestrutura Territorial, Sistemas, Métodos e Processos de Construção Civil, Edificações, Terraplenagem, Estradas, Tecnologia dos Materiais de Construção Civil, Resistência dos Materiais de Construção Civil, Patologia das Construções, Recuperação das Construções, Equipamentos, Dispositivos e Componentes.

Geotecnia
Métodos e Processos da Geotecnia; Sistemas, Métodos e Processos da Mecânica dos Solos; Sistemas, Métodos e Processos da Mecânica das Rochas; Sondagens; Fundações; Obras de Terra; Contenções; Túneis; Poços; Taludes.

Hidrotecnia
Hidráulica Aplicada, Hidrologia Aplicada, Sistemas, Métodos e Processos de Aproveitamento Múltiplo de Recursos Hídricos.

Saneamento Básico
Hidráulica Aplicada ao Saneamento; Hidrologia Aplicada ao Saneamento; Sistemas, Métodos e Processos de Abastecimento de Águas, Tratamento de Águas, Reservação de Águas e Distribuição de Águas; Sistemas; Métodos e Processos de Saneamento Urbano; Sistemas, Métodos e Processos de Saneamento Rural. 

Sistemas Estruturais
Estabilidade das Estruturas, Pré-Moldados.

Transporte
Infraestrutura Viária, Terminais Modais, Terminais Multimodais, Sistemas Viários, Métodos Viários, Operação, Tráfego, Serviços de Transporte, Técnica dos Transportes, Economia dos Transportes, Trânsito, Sinalização, Logística.

Os engenheiros, formados pelo curso de Graduação em Engenharia Civil do Ifes – Campus Vitória, poderão atuar como profissionais liberais, empregadores ou como empregados de empresas privadas (escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras e instituições específicas ligadas à engenharia) ou públicas. Na atividade profissional liberal poderá atuar como consultor, responsável técnico de projetos e de obras, perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda atuar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.

Forma de oferta

Campus Vitória

Modalidade Presencial

Turno Integral

Duração 5 anos

Quantidade de vagas 40 por ano

Ato de autorização Resolução do CS nº 11/2019, de 31 de maio de 2019

Contato
eng.civil.vi@ifes.edu.br

Projeto Pedagógico do curso 

Tradução em libras

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página