Estudante do Campus participa de treinamento para Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 15h14 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 14h50

Este é o 4º ano em que o estudante Gabriel Gandra participa do evento.

O estudante do Campus Vitória, Gabriel Grandra Prata Gonçalves, foi selecionado em provas seletivas que podem encaminhá-lo para participação na Olimpíada Internacional de Astronomia (OIA) ou na Olimpíada Latino Americana de Astronomia (OLAA). Os testes aconteceram no Hotel Fazendo Ribeirão, em Barra do Piraí (RJ).

Depois das seletivas, Gabriel, que cursa o 4º ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado, passará por dois encontros com treinamentos e avaliações, que acontecerão em Vinhedo (SP). Com base no desempenho dos alunos, serão formadas duas equipes, com um total de dez estudantes, para as duas competições. O desempenho do participante define de qual Olimpíada participará. Os treinamentos e avaliações em São Paulo, que acontecerão de 6 a 11 de maio e de 9 a 15 de julho, envolverão aulas com professores convidados, observações astronômicas com e sem uso de instrumentos, sessões de planetário, construção e lançamento de foguetes e suas bases de lançamentos. O treinamento final será de 2 a 7 de setembro.

E a história de Gabriel com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) começou há tempos. Esse será o quarto ano que ele tentará passar pelo treinamento. “No primeiro ano participei das provas seletivas na Fazenda Ribeirão e não passei. No terceiro ano, cheguei nos treinamentos e não para a equipe final. Esse ano espero conseguir”, disse animado. O estudante enfatizou que para chegar nos treinamentos é preciso percorrer um longo caminho. “Começamos com as competições na OBA. Somos chamados para provas online e assim continuamos o processo durante o ano”, explicou. Questionado sobre ser persistente, ele respondeu: “Sim. E essa persistência ajudará bastante na minha vida acadêmica. Gosto muito desse assunto”, frisou.
A professora Aline Costalonga Gama parabeniza Gabriel pelas conquistas. “Ele é, novamente, o único representante do Estado. A competição é muito pesada. O que ele está conseguindo poucos conseguem. Ele tem muito talento. Independente do resultado final, ele já é um vencedor”, destacou.