Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Comunicação do Campus Vitória

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 16h56 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 16h41

Índice de Artigos

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos - CCSE

A Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos tem como finalidade assessorar os diversos setores do campus nas atividades de comunicação social e eventos, bem como sugerir e implementar propostas de trabalho na sua área de atuação, aprimorando os processos de comunicação internos, e os ocorridos entre a instituição e a sociedade.

Contato 

(27) 3331.2240/ (27) 3331.2251
cso.vitoria@ifes.edu.br

Coordenação: Flávia Valiate - Portaria Nº 350, de 14 de fevereiro de 2022

 

Confira também: Informações institucionais e Assessoria de Comunicação Social (ACS) do Ifes

 


Manuais, Marcas e Modelos

PRODUÇÃO DE MATERIAIS

Guia de Padronização de Documentos do Ifes
Apresenta de forma objetiva e clara o padrão a ser aplicado nos documentos oficiais do Instituto Federal do Espírito Santo.
Baixe aqui o Guia de Padronização

Modelos de Apresentação Institucional
Estes são os modelos padrão a serem utilizados em apresentações oficiais do Instituto Federal do Espírito Santo.
Baixe aqui os modelos 1, 2 e 3.

 

MARCAS

Marcas do Campus
O pacote Marcas do Campus inclui as marcas do Ifes – Campus Vitória para diversas aplicações e nos formatos PNG (rasterizado) e EPS (vetorizado). O uso deve seguir as orientações do Manual de Aplicação da Marca, disponível no pacote e em link específico abaixo.
Baixe aqui as Marcas do Campus Vitória.

Manual de Aplicação da Marca
O Manual de Aplicação da Marca reúne todas as orientações necessárias para a utilização das marcas de todas as instituições da Rede Federal de Ciência e Tecnologia. O Manual também esclarece o conceito e as características da construção da marca, facilitando novas produções dentro das especificações necessárias.
Baixe aqui o Manual de Aplicação da Marca.

Marcas permitidas - Portaria nº 1.818
Portaria de regulamentação da diretriz de Criação de Marcas/Logotipos adotada pela Assessoria de Comunicação Social deste Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Acesse a portaria.

 

GUIAS PARA EVENTOS

Manual de Formatura
O Manual de Formatura orienta e padroniza as cerimônias de Colações de Grau e as Solenidades de Conclusão do Curso em todos os Campi do Ifes. As Comissões de Formatura devem seguir as orientações deste manual e esclarecer eventuais dúvidas com a Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus.
Baixe aqui o Manual de Formatura.

 

Guias de Eventos
Quatro guias orientam a organização de eventos no Ifes, um elaborado para todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os outros adequados às necessidades específicas do Ifes.
Baixe aqui os guias

 

 


CANAIS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO OFICIAIS DO CAMPUS

O Ifes – Campus Vitória possui diferentes canais oficiais de comunicação. A compreensão dos canais e suas características é essencial para compreender a estratégia das publicações e divulgações do Campus. Conheça-os abaixo:

Informes do Campus
O Informes do Campus é um boletim semanal (newletter) enviado para todos os servidores do Campus Vitória. As notícias são sintetizadas e, normalmente, são seguidas de um link, redirecionando o leitor para um conteúdo mais completo. O conteúdo é voltado a temas que impactam o cotidiano dos servidores e outras informações relevantes.

Informes dos Representantes de Turma
O Informes dos representantes de turma é um boletim semanal (newsletter) enviado para os representantes de turma (indicados pela gestão pedagógica a cada período) e as representações estudantis (grêmio e centros acadêmicos )de todos os cursos do Campus Vitória. As notícias são sintetizadas e, normalmente, são seguidas de um link, redirecionando o leitor para um conteúdo mais completo. O conteúdo é voltado a temas que impactam o cotidiano dos estudantes, oportunidades e outras informações relevantes. Também conta com uma versão em vídeo com a tradução em Libras.

Site do Campus
O Site do Campus reúne as matérias e conteúdos relevantes para as comunidades interna e externa ao Campus. Além da cobertura jornalistica por texto e foto, possui as sessões fixas que disponibiliza conteúdos são completos e mais detalhados, com suporte para multimídia (imagens e vídeos). Os conteúdos estão acessíveis em Libras.
Voltar para a Homepage do Site do Campus.

Facebook Ifes - Campus Vitória
O Facebook Ifes – Campus Vitória é a página oficial do Campus na rede social. O público-alvo das postagens é, principalmente alunos e a comunidade externa. As postagens são sempre breves e sintetizadas, em linguagem próxima à utilizada na rede social para se adequar à dinâmica do canal. 
Acesse o Facebook Ifes - Campus Vitória.

Instagram Ifes - Campus Vitória
O @ifesvitoria é o perfil oficial do Campus no Instagram. A conta na rede social foi criada com o objeto de ampliar as formas de comunicação entre o Campus e sua Comunidade interna e externa. O conteúdo postado possui uma linguagem fluida e com maior interação com o público, que é característico da plataforma.
Siga o @ifesvitoria no Instagram.

YouTube
O Ifes - Campus Vitória é o canal oficial do Campus no YouTube. Na plataforma são publicados vídeos com os conteúdos mais relevantes para nossa comunidade interna e externa.
Inscreva-se em nosso canal.

Murais do espaço físico
Os murais distribuídos pelo Campus estão sob supervisão da CSSE (Portaria nº 638) e são uma importante ferramenta utilizada pela gestão, setores e coordenadorias de cursos e entidades estudantis. Neles, devem ser seguidos os mesmos critérios de qualidade da informação (relevância, pertinência).

 

 


Orientações para sugestão de pauta - como divulgar sua ação/evento

Estudantes, servidores e comunidade externa ao Campus Vitória podem sugerir pautas para divulgação nos canais institucionais de comunicação. As divulgações estão sujeitas à análise da Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (CCSE), setor responsável pela apuração, produção e divulgação das pautas.

O Campus Vitória conta com variados canais oficiais de comunicação, com diferentes públicos-alvo, linguagens e formatos. São eles:

• Informes (Informes do Campus e Informes do Representantes de Turma)
• Site do Campus Vitória
• Facebook: Ifes - Campus Vitória
• Instagram: @ifesvitoria
• YouTube: Ifes - Campus Vitória

As disposições das pautas, das mídias e dos conteúdos utilizados serão definidos pela CCSE, observando as necessidades institucionais e a adequação do conteúdo produzido e/ou recebido aos canais oficiais do Campus.


Pontos de atenção

• Os canais de comunicação do campus, bem como as coberturas da CCSE visam atender apenas os interesses institucionais do Ifes – Campus Vitória.
• Não é permitida a promoção pessoal de servidores.
• As coberturas serão realizadas pela equipe da CCSE, ficando as produções sujeitas às limitações e estrutura da mesma.

 

Como enviar uma sugestão de pauta?

Envie um e-mail para cso.vitoria@ifes.edu.br, contendo as seguintes informações: nome completo, vínculo com a instituição, e-mail e telefone para contato e também uma descrição detalhada da pauta.
Se atente aos prazos, para que a mensagem chegue com a melhor qualidade possível e obtenha o sucesso esperado pelos organizadores.

Na descrição, procure indicar os seguintes pontos:
- Atividade?
- Feita por quem (organizadores)?
- Qual a motivação? E o objetivo?
- Quais as atrações (apresentadores/debatedores)?
- Qual a grade de programação?
- Para quem (público-alvo)?
- Data?
- Local?
- Duração?
- Custo participação/inscrição?
- Prazo de inscrição?
- Qual o limite de vagas?
- Haverá certificado?
- Terá interpretação em Libras?

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página