Entre Contos e Práticas Pedagógicas: diálogos com docentes que atuam na E.M.E.B.T.I. “Professora Láurea Freire Brumana” de Marataízes
Resumo
"Este projeto de extensão, vinculado à linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem como objetivo capacitar os educadores para explorarem o uso dos contos orais de Marataízes, visando à promoção de uma melhor qualidade de ensino que esteja em sintonia com as demandas e particularidades da comunidade local. Essa abordagem busca fortalecer a identidade cultural dos estudantes e fomentar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Realizado em parceria com os docentes da “E.M.E.B.T.I “Professora Láurea Freire Brumana”, o projeto integra os saberes históricos e culturais da região com a tradição literária, sustentado por um referencial teórico que abrange autores como Rey (2003), Canclini (1983; 1990; 1995; 2016), Freire (1985; 1997; 2001) e Bakhtin (1981; 1986). Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa com nuances da pesquisa ação e observação participante. A valorização do hibridismo cultural em Marataízes, conforme proposto por Canclini(1983; 1990; 1995; 2016), é tratada como uma fonte de novas identidades culturais. A formação docente, por sua vez, é concebida como um processo dialógico, ético e responsivo, em consonância com as ideias de Freire (1985; 1997; 2001) e Bakhtin (1981; 1986)"
Coordenação
Letícia Queiroz de Carvalho
Área temática
Educação
Redes Sociais