Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Incubadora
Início do conteúdo da página

Nivix

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h43 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 10h23

Índice de Artigos

Espaço de reunião do Núcleo Incubador

QUEM SOMOS

O Núcleo Incubador de Empreendimentos do Campus Vitória é destinado a apoiar e incubar empreendimentos e empresas com projetos inovadores, de base tecnológica e social, propiciando ambientes e condições adequadas para o funcionamento, desenvolvimento e consolidação do negócio.

Transforme sua ideia em um bom negócio!

 

NOSSA EQUIPE

Presidente do comitê gestor
Telma Carolina Smith telma.smith@ifes.edu.br

Coordenador
Sandro de Freitas Nascimento sandrofn@ifes.edu.br

Bolsistas Fapes
Priscilla Paiva
Camila Fiorin Fim
Thiago Roberto dos Santos

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES
Cartilha do Incubado (formato .pdf, tamanho 1,8 MB)
Termo de adesão simplificado (TASI) - incubação residente (formato .pdf, tamanho 798 KB)
Termo de adesão simplificado (TASI) - incubação não residente (formato .pdf, tamanho 800 KB)
 


Perguntas Frequentes

1. Como incubar o meu empreendimento?
A Incubadora do Ifes trabalha com edital de fluxo contínuo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de cada mês no site: https://agifes.ifes.edu.br

2. O que é uma incubadora?
Uma incubadora é uma entidade que tem como objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam decolar com as suas ideias e transformá-las em negócios de sucesso. Para isso, as incubadoras oferecem infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, além de conectá-las o ecossistema de inovação.
De acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), existem diversos tipos de incubadoras: as de base tecnológica (abrigam empreendimentos que realizam uso de tecnologias); as tradicionais (dão suporte a empresas de setores tradicionais da economia); as mistas (aceitam tanto empreendimentos de base tecnológica, quanto de setores tradicionais) e as sociais (que têm como público-alvo cooperativas e associações populares).
O Nivix é caracterizado como uma incubadora de empresas de base tecnológica e social.

3. Para quem é uma incubadora?
É indicada para três perfis:
• Pessoas físicas que tenham uma ideia e queiram constituir a sua empresa com um produto ou serviço inovador (Pré-incubação).
• Empresas nascentes que desejam receber suporte para escalar um produto/serviço inovador que ainda se encontra em fase incipiente.
• Empresas consolidadas que pretendem desenvolver um novo produto, a partir da criação de uma spin-off.

4. Quais os benefícios?
• Infraestrutura (espaço físico, mobiliário, sala de reunião, internet, limpeza, segurança, vivência)
• Assessoria na gestão da inovação
• Assessoria em propriedade intelectual
• Acesso facilitado a bolsistas e estagiários
• Rede de núcleos incubadores do Ifes
• Rede de laboratórios do Ifes
• Capacitação
• Fortalecimento de networking
• Suporte para captação de recursos
• Chancela da “marca Ifes”

5. Quanto tempo dura o processo de incubação?

O processo de incubação dura de 18 a 36 meses.

6. Haverá algum tipo de certificação?
Sim, para as empresas que concluírem o processo de incubação, o Ifes emitirá um certificado de conclusão de incubação.

7. Quais são as etapas do processo de incubação?

PRÉ-INCUBAÇÃO

Amadurecimento e aprendizado das ferramentas de gestão. Oferta de suporte técnico para o desenvolvimento do plano de negócio e principalmente validação do problema e da proposta de valor.

INCUBAÇÃO

Intensificação do vínculo empreendedor e incubadora. O empreendimento já está formalizado como pessoa jurídica e se desenvolve para a produção e comercialização de produtos ou serviços.

PÓS-INCUBAÇÃO

Empreendimento já em atuação no mercado e a incubadora acompanhado o crescimento da empresa. Há uma relação de parceria contínua, em que os empreendedores passam a ser mentores e consultores dos próximos incubados.

8. A Incubadora investe nos empreendimentos?
Não. A Incubadora não dispõe de recursos para investir nos empreendimentos. Entretanto, a Incubadora auxilia na captação de financiamentos e recursos de fomento.

9. A Incubadora tem uma equipe para desenvolver minha ideia?
Não. Apesar da Incubadora oferecer orientação técnica, a equipe para desenvolvimento do projeto é responsabilidade do empreendimento. Evidentemente, isso não impede a colaboração entre empreendedores.

10. Tenho que pagar?
Para participar do processo seletivo, não. No entanto, caso sua empresa seja selecionada, ela deve pagar mensalmente um valor simbólico referente utilização de espaços físicos e apoio da incubadora.​

 

EDITAIS

Editais da Agifes


EMPREENDIMENTOS ATENDIDOS

Incubados

• Cervejaria Charlie Mops - Tecnologia para chopeiras automatizadas e autônomas para atender bares e eventos.
• Clast Provedores de conteúdo na internet Ltda - Criação de uma plataforma que conecta pessoas interessadas em empreender.
• Vebike - Criação de uma solução integrada para ciclistas abrangendo rede social própria, e-commerce e um sistema de geolocalização e segurança por meio de um dispositivo instalado na bike.
• Arcabee - é uma biblioteca focada em incluir tudo que o arquiteto precisa em apenas um lugar, para que não seja preciso criar material por vez, nem procurar as famílias em diversos sites diferentes, ou importar de outros programas. Integrado com o Revit  irá otimizar ainda mais o processo através de um novo plugin.
• Café Market - Marketplace especializado em cafés, conectando produtores, vendedores e entusiastas do café em uma única plataforma.
• Ambiental Hub - Hub de produtos e serviços para gestão ambiental das empresas por meio da organização e análise de dados, além do acesso a fornecedores para atender demandas relacionadas às exigências legais.

Pré-incubados


PARCERIAS

Empresas Juniores

TecVix Jr.
Primeira empresa júnior do Ifes – Campus Vitória, a TecVix Jr. é composta por alunos da Engenharia Metalúrgica. Entre outras atividades, prestam serviço nas áreas de análise de propriedades mecânicas e caracterização estrutural de materiais, além da análise de falhas e otimização de processos.

Aceleradoras

Azys
Desde 2014, a Azys ajuda a desenvolver o ecossistema de inovação, trabalhando em rede para potencializar os resultados. Da ideia ao crescimento, orientam a validação de projetos, a proposta de solução no mercado por meio de um método próprio. Conectam startups, empresas, profissionais, parceiros e investidores gerando valor em cadeia a todos os envolvidos.

Brooder
Empresa fundada em 2017 especialista em inovação, aceleração de startups e inovação corporativa. Uma fábrica de negócios que desenvolve ideias, valida oportunidades e conecta pessoas por meio da inovação.

 

Fundações de apoio

Facto
A Facto é a Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Com 16 anos de atuação apoiando projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional do Ifes.

Fapes
A FAPES é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) e cumpre as diretrizes da política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), tendo como principais atribuições: a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de C,T&I; gestão do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC) e captação de recursos financeiros e construção de parcerias para desenvolvimento de PD&I no Estado do Espírito Santo.

 


Fotos do espaço

Coworking
Coworking Coworking
Equipe
Equipe Equipe
Espaço de vivên...
Espaço de vivência Espaço de vivência
Sala de reunião
Sala de reunião Sala de reunião


Notícias



Incubadora do Ifes abre inscrições para incubação de empreendimentos - 19/03/2024

Incubadora do Ifes divulga oportunidade de capacitação para empreendedores inovadores - 12/03/2024

Ifes solicita patente de processo para melhoria do azeite de abacate - 23/08/2023

Incubadora do Ifes abre oportunidade para a incubação de empreendimentos inovadores - 29/03/2023

Agifes abre inscrição para interessados em participar de Mentoria em Propriedade Intelectual - 10/02/2023

 


Contato
incubadora.vi@ifes.edu.br

 

Mídias sociais
Instagram

registrado em:
Fim do conteúdo da página