Mudança de curso e mudança de campus - cursos técnicos
Aqui você encontra as informações básicas sobre mudança de campus e de curso previstas no Regulamento da Organização Didática (ROD) dos Cursos Técnicos do Ifes. Para as informações completas, veja a Seção IX – Das Mudanças de Turma, Turno, Campus e Polo de Apoio Presencial e a Seção XI – Da Mudança de Curso do ROD, no site do Ifes.
Para mudança de campus:
- A mudança de campus poderá ser requerida pelo discente ou seu representante legal, no campus de destino.
- Para solicitação de mudança para o Campus Vitória, o requerimento deverá ser entregue no Protocolo Acadêmico. Caso seja aluno do Campus Vitória e tenha interesse na mudança para outro campus, deverá requerer junto ao Protocolo Acadêmico ou CRA do campus de interesse.
Critérios de desempate:
a) discentes com dificuldade de acesso a tratamento de saúde prolongado na localidade do campus ou polo de apoio presencial atual;
b) discentes em situação de vulnerabilidade social e/ou discentes público da Educação Especial;
c) mesmo curso;
d) mesmo eixo tecnológico;
e) discentes com maior dificuldade de conciliar o horário das aulas com o do trabalho;
f) discentes que tenham proposta para fazer o estágio curricular;
g) discentes que não estejam em regime de dependência; e
h) discentes com maior coeficiente de rendimento.
Documentos exigidos:
a) histórico escolar parcial;
b) ementas dos componentes curriculares cursados, com aprovação no curso; e
c) Nada Consta Acadêmico definido pela Gestão de Ensino do campus.
- O discente classificado para a mudança de campus deverá comparecer à CRA do campus em um prazo de até dois dias úteis após a divulgação do resultado de mudança de curso para confirmar sua matrícula.
Para mudança de curso:
- Ao discente do ensino técnico será facultada a mudança de curso apenas uma vez, para um único curso, ficando o deferimento do processo condicionado à existência de vagas e à viabilidade didático-pedagógica, analisada por comissão indicada pela Coordenadoria do Curso pleiteado, com a participação do Setor Pedagógico e de docentes das especialidades.
- A mudança de curso será requerida, em prazo previsto no calendário acadêmico, no Protocolo Acadêmico. Mudança para outros campi, é necessário verificar o calendário acadêmico do campus de interesse e fazer a solicitação no Protocolo Acadêmico ou na CRA correspondente. O deferimento está sujeito às seguintes condições:
I - que o candidato tenha cumprido com aproveitamento, em seu curso de origem, a carga horária mínima de 15% (quinze por cento) e a máxima de 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do curso em que estiver matriculado quando da solicitação;
II - que o candidato tenha tempo hábil para concluir o curso pretendido, dentro do prazo máximo previsto, contado a partir do ingresso no curso de origem; e
III - que o candidato não esteja no período de ingresso do curso de origem.
Critérios de desempate:
I - discentes de cursos pertencentes a um mesmo eixo tecnológico; e
II - discentes com maior coeficiente de rendimento.
Documentos exigidos:
- histórico escolar
- ementas dos componentes curriculares cursados
- O discente classificado para a mudança de curso deverá comparecer à CRA do campus em um prazo de até dois dias úteis após a divulgação do resultado de mudança de curso para confirmar sua matrícula.
- A CRA do campus ao qual o curso esteja vinculado procederá à convocação de suplente, conforme classificação encaminhada pela Coordenadoria do Curso.
Setores responsáveis
Protocolo Acadêmico
(27) 3331-2270
pacad.vi@ifes.edu.br
Redes Sociais