Servidores e estudantes ganham Prêmio Ecologia 2017
Projetos dos campi Santa Teresa e Vitória conquistaram três categorias.
Quatro projetos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão no pódio do Prêmio Ecologia 2017, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Rede Vitória. O tema deste ano foi “Soluções e Inovações Ambientais” e propiciou uma reformulação na concepção do prêmio que passou a ter um caráter mais técnico e voltado a projetos e pesquisas.
O Campus Santa Teresa conquistou os dois prêmios da categoria Pesquisa – Graduação. Já o Campus Vitória conquistou o primeiro lugar da categoria Experiências de Sucesso – Urbano, e o segundo lugar da categoria Pesquisa – Pós-Graduação. Ao todo, 14 projetos foram premiados, distribuídos em sete categorias: pesquisa (pós-graduação e graduação); educacional (ensino fundamental e ensino médio); experiência de sucesso (rural e urbano) e municípios sustentáveis.
Karolyna Costa Aguiar, coordenadora do projeto “Águas para o bem: aproveitamento de água de chuva em comunidade”, vencedor na categoria Experiências de Sucesso – Categoria Urbano, explica que o projeto foi desenvolvido no Parque do Bem, em Jaburu, após um pedido da comunidade. “O local era um dos pontos críticos de depósito de lixo na região, e após um mutirão, se tornou um espaço de lazer. Com a crise hídrica, surgiu a dificuldade de manter as plantas do parque. Foi aí que a comunidade procurou o Ifes para uma parceria e implantamos um sistema de reaproveitamento de água da chuva”, explica.
Karolyna conta ainda que o projeto teve início em março de 2016 e foi feito um pedido de prorrogação do prazo até 2019. “O benefício do projeto é que temos um parque vivo. Por meio da conscientização, conseguimos impactar 5 mil pessoas, e isso é muito positivo para a comunidade e para nós do instituto, que levamos tecnologia e conhecimento”, afirma.
Os prêmios foram entregues pelo Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, pelo Vice-Governador, César Colnago, e pelo Secretário de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, no dia 7 de dezembro, em cerimônia no Palácio Anchieta.
Veja os projetos premiados:
Experiências de Sucesso – Categoria Urbano
1º lugar: Karolyna Costa Aguiar
Projeto – Águas para o bem: aproveitamento de água de chuva em comunidade
Pesquisa – Categoria Graduação
1º lugar: Débora Moro Soela
Projeto – Tratamento de água residuária de suinocultura em sistemas alagados construídos cultivados com lírio-do-brejo e helicônia papagaio
2º lugar: Eduardo France Oza
Projeto – Tratamento de águas residuárias de suinocultura em filtros anaeróbios com diferentes tipos de meio suporte
Pesquisa – Pós-Graduação
2º lugar: Fernanda Aparecida Veronez
Projeto – Efetividade da prática da avaliação de impacto ambiental de projetos no estado do espírito santo: análise da qualidade de estudos de impacto ambiental
Redes Sociais