Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias para o servidor > Fapes lança edital de manutenção de equipamentos utilizados em projetos de pesquisa
Início do conteúdo da página

Fapes lança edital de manutenção de equipamentos utilizados em projetos de pesquisa

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h24 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h48

A submissão de propostas acontece até o dia 10 de janeiro de 2020.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou, nessa quarta-feira (4), o Edital 16/2019, que trata da manutenção preventiva e/ou corretiva de equipamentos multiusuários, que não estejam no período de garantia, utilizados na execução de projetos de pesquisa em andamento, situados em laboratórios de instituições de ensino superior, pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, localizadas no Espírito Santo.

O edital informa que manutenção preventiva é toda ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos e ter mais confiabilidade dos dados obtidos, e a corretiva é qualquer reparo ou conserto, bem como calibrações a serem realizadas com o objetivo de restaurar as condições de operação de equipamentos que estejam inoperantes ou operando de forma precária. Já o equipamento multiusuário é aquele que atende às atividades de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação.

A submissão de propostas acontece até o dia 10 de janeiro de 2020, em duas fases. A primeira é o cadastramento no Sigfapes do coordenador e de todos os pesquisadores mestres e doutores incluídos no formulário de submissão. A segunda é o preenchimento da proposta on-line pelo coordenador e carregamento dos documentos obrigatórios no sistema.

Confira o edital.

Fim do conteúdo da página