Página inicial > Notícias > Campus Vitória abre processo seletivo para mestrados e especialização

Campus Vitória abre processo seletivo para mestrados e especialização

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 13h08 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 15h12

Há vagas para quatro programas de pós-graduação lato e strictu sensu.

O Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), abriu processo seletivo para quatro cursos de pós-graduação lato e stricto sensu: Tecnologias Sustentáveis (mestrado profissional); Ensino de Humanidades (mestrado profissional); Engenharia Metalúrgica e de Materiais (mestrado acadêmico); e Engenharia Elétrica (especialização).

Confira em cada edital os requisitos necessários para participar e o cronograma completo.

Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS)
Para o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS), são ofertadas 20 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa. As inscrições podem ser realizadas de 5 a 27 de setembro. A taxa é de R$ 120, e a isenção poderá ser solicitada até o dia 6 de setembro.

O PPGTECS é dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Geografia e Arquitetura.

O processo seletivo será constituído de duas etapas: prova escrita de conhecimentos específicos; e entrevista, análise de currículo e análise de projeto. O resultado final será divulgado no dia 23 de novembro. O curso terá início no primeiro semestre de 2018.

Acesse a página do PS 57/2017 – Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis.

Mestrado profissional em Ensino de Humanidades
São 20 vagas para a pós-graduação, em nível de mestrado profissional, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), referente à área de Ensino de Ciências Humanas, Linguagens e Artes. As inscrições podem ser realizadas no período de 5 a 28 de setembro. A taxa é de R$ 120, e a isenção pode ser solicitada até o dia 11 de setembro.

O PPGEH é dirigido aos profissionais da área de ensino de humanidades, portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, com foco principal nos professores das ciências humanas, linguagens e artes que atuam em espaços de educação básica ou em espaços de educação não formal.

O processo seletivo consistirá em quatro fases: exame de língua inglesa; prova objetiva de conhecimentos específicos; prova discursiva de conhecimentos específicos; e arguição do anteprojeto e avaliação do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 28 de novembro.

O início do curso está previsto para fevereiro de 2018, com aulas semanais, às segundas e terças-feiras, em horário integral e, eventualmente, aos sábados. As disciplinas serão ofertadas presencialmente.

Acesse a página do PS 58/2017 – Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades.

Mestrado acadêmico em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm)
São ofertadas 10 vagas para o mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, ofertado na modalidade presencial. O curso é gratuito, tem duração de dois anos, e o início das aulas está previsto para agosto de 2018. As inscrições podem ser realizadas no período de 5 a 28 de setembro. A taxa é de R$ 120, e a isenção pode ser solicitada até o dia 11 de setembro.

O preenchimento das vagas, destina-se aos candidatos que possuem graduação nas seguintes áreas: Engenharias; Física; Matemática; Química; ou tecnólogos em áreas afins da Área de Controle e Processos Industriais. A seleção dos candidatos será feita pelo exame de conhecimentos específicos, com questões objetivas.

O Propemm poderá conceder, quando houver, bolsas de estudo da Capes, CNPq, Fapes ou Facitec, aos alunos de mestrado sem vínculo empregatício, que se dedicarem em tempo integral ao curso. Neste caso, a nota obtida no processo seletivo será utilizada como classificação para a distribuição das bolsas.

Acesse a página do PS 59/2017 – Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
São ofertadas 16 vagas para a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, em nível de especialização, com Ênfase em Sistemas Inteligentes Aplicados à Automação. As inscrições podem ser realizadas no período de 5 de setembro a 13 de outubro. A taxa é de R$ 120, e a isenção poderá ser solicitada até o dia 17 de setembro.

A pós-graduação é destinada a quem possui diploma de graduação, obtido em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), nas seguintes áreas: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Ciência da Computação.

O processo seletivo será constituído de somente uma etapa de análise de currículos, de caráter classificatório. O curso é gratuito e será oferecido em dois semestres letivos, com início em fevereiro de 2018, na modalidade presencial. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, no horário de 19h15 às 22h30.

Acesse a página do PS 60/2017 - Pós-Graduação Lato Sensu Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Inteligentes Aplicados à Automação.