Página inicial > Notícias > Projeto de intercâmbio para alunos do Ifes na França aprovado pela Capes

Projeto de intercâmbio para alunos do Ifes na França aprovado pela Capes

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 15h14 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 15h14

Proposta viabilizada pelo programa Brafitec terá edital lançado para estudantes das engenharias.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve mais um projeto de intercâmbio na França aprovado no Programa Capes/Brafitec, com participação do Campus Vitória. O programa tem o objetivo de estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos, entre alunos e professores das instituições brasileiras e francesas.

As oportunidades de intercâmbio serão para estudantes das engenharias, em áreas que tenham interface com as telecomunicações. Serão ofertadas bolsas com duração de quatro a 12 meses, e os benefícios incluem mensalidade, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e seguro-saúde. Conforme os requisitos, para se candidatar na modalidade graduação-sanduíche, o aluno deverá obrigatoriamente ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos. Além disso, é necessário o nível mínimo de proficiência em língua francesa.

O projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Em 2015, o Ifes teve um projeto aprovado e incluído no programa. Segundo o coordenador do Brafitec no Ifes, Rodrigo Varejão, cinco alunos ainda estão na França. “Já antes de encerrar o projeto de 2015, fizemos mais uma proposta. E mais uma vez foi aprovado”, afirmou.

Serão dois processos seletivos de intercâmbio: um este ano, outro em 2018. O número de vagas por instituição será definido pela Capes. O edital está previsto para ser publicado ainda em abril.