Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes assina convênio para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de realidade virtual
Início do conteúdo da página

Ifes assina convênio para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de realidade virtual

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 16h09 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 16h09

Professores e estudantes desenvolverão softwares para capacitar profissionais ferroviários e portuários.


Uma equipe do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) terá, nos próximos cinco anos, a tarefa de desenvolver ferramentas de realidade virtual para treinamento e capacitação de profissionais que atuam nos setores de logística de portos e ferrovias. O projeto será financiado pela empresa Vale, com o apoio da Facto. 

A equipe que desenvolverá as aplicações computacionais é formada pelos professores Rodrigo Varejão Andreão, Marcelo Queiroz Schimidt e Mário Mestria, do Campus Vitória. O projeto, que receberá o investimento de R$ 907 mil, prevê a implantação de um laboratório de realidade virtual e disponibilização de 12 bolsas de pesquisa para estudantes do Ifes, sendo quatro delas para alunos de mestrado.

O professor Rodrigo Varejão Andreão, coordenador da pesquisa, destaca o caráter inovador e o objetivo da instituição em dominar a tecnologia, qualificar pessoas e multiplicar o conhecimento. “As ferramentas que vamos desenvolver têm potencial de serem aplicadas para diversos cenários dentro da instituição. O laboratório, que futuramente funcionará na Fábrica de Ideias, poderá ser utilizado em outras pesquisas relacionadas à realidade virtual”, afirmou. "Todos os cursos do Campus Vitória poderão utilizar o espaço, incluindo a realidade virtual no currículo e nas atividades acadêmicas", reforçou Marcelo Schimidt.

No final do projeto, as aplicações desenvolvidas serão entregues à empresa, que visa reduzir o risco operacional e preparar colaboradores que executam atividades com alto grau de especialização em equipamentos de grande porte, com melhoria dos custos operacionais envolvidos, aumento da produtividade dos ativos e redução de acidentes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página