Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Engenharia Elétrica do Campus Vitória é credenciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Engenharia Elétrica do Campus Vitória é credenciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 15h15 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 15h15

Credencial servirá para estabelecer convênios com empresas contempladas pela Lei da Informática.


O curso de Engenharia Elétrica, do Campus Vitória, foi credenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para executar atividades de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas, de acordo com as regras previstas na Lei nº 8.248/1991, a Lei de Informática. Este é o segundo curso superior a receber o credenciamento no Estado.

O professor Pablo Rodrigues Muniz, coordenador do curso na época do credenciamento, explica que a Lei de Informática concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia (áreas de informática, comunicação e automação), que em contrapartida devem investir em Pesquisa e Desenvolvimento no País. Entretanto, esse investimento deve ser feito com a parceria de cursos e instituições credenciadas, o que agora é o caso da Engenharia Elétrica do Campus Vitória.

Segundo o professor, a novidade tem o potencial de impulsionar a pesquisa e também de equipar laboratórios no campus. Entretanto, é também um grande compromisso. “Representa uma oportunidade de ter uma diferente fonte de recurso para equipar laboratórios, especialmente neste momento de redução orçamentária, e também de envolver alunos e docentes em pesquisa. Por outro lado, temos o compromisso de conquistar periodicamente essas parcerias, pois se ficarmos três anos sem atividades, nossa credencial poderá ser revogada”, ressaltou.

Todo o processo de credenciamento levou cerca de um ano, relatou Pablo. Em junho de 2016, o MCTIC enviou inspetores para verificação in loco das informações contidas no processo. Os inspetores foram recebidos pelos professores, coordenadores e diretores envolvidos, que apresentaram os laboratórios do curso, sua estrutura pedagógica, e os projetos de pesquisa concluídos e em desenvolvimento.

Em dezembro de 2016, o MCTIC concluiu sua avaliação e emitiu a resolução de credenciamento, que foi publicada em janeiro de 2017. Anteriormente, apenas o curso de Engenharia Elétrica da Ufes tinha a credencial no Espírito Santo.

Fim do conteúdo da página