Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Vitória disputam final da Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h02 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 22h20

Fase final da competição acontece em Brasília nos dias 21 e 22 de outubro.

A equipe “Milton Santos”, formada por estudantes do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistou o primeiro lugar no estado entre as equipes que disputam a III Olimpíada Brasileira de Geografia. Agora, Gabriel Gandra, Guilherme Nascimento e Raquel Perin participam da etapa presencial do evento, nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília, onde será definida a equipe vencedora da competição.

O evento tem como principais objetivos despertar nos jovens o interesse pela geografia, estimulando-os a pesquisarem sobre o assunto; e aprimorar o ensino da matéria nas escolas do país, ao incentivar os professores a inovarem suas metodologias de ensino; além de promover relações amistosas entre os participantes. Durante as provas, que acontecem online e presencialmente, os estudantes demostram a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado.

Para o professor Helder Januário, que coordena a participação dos estudantes na Olimpíada, o resultado positivo é fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula. “Os alunos se envolvem nas aulas e nos projetos propostos, eles valorizam a disciplina”, destaca. Além da equipe “Milton Santos”, outras 14 equipes do Campus Vitória conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Outras quatro equipes do Campus Santa Teresa também conquistaram medalhas de prata e bronze na etapa estadual da competição.

Os medalhistas na etapa nacional da III Olimpíada Brasileira de Geografia farão parte da seleção brasileira que poderá participar da 15ª iGEO -International Geography Olympiad, que acontecerá no próximo ano em Quebec, no Canadá.