Página inicial > Notícias > Institutos Federais comemoram nove anos nesta sexta-feira (29)

Institutos Federais comemoram nove anos nesta sexta-feira (29)

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2017, 15h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 15h38

Distribuídos em todos os estados, os IFs comemoram nove anos de existência e a transformação social de jovens e adultos de diferentes situações socioeconômicas do País.

“Estudar abriu meus horizontes. Sinto que posso conseguir tudo o que eu quiser”, declara Fabíola Silva, 47 anos, travesti formada em Pinturas de Obras Imobiliárias pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ela é uma das muitas pessoas que tiveram a vida transformada após a constituição dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Distribuídos em todas as unidades da federação, os IFs comemoram nesta sexta-feira, 29 de dezembro, nove anos de existência e a transformação social de jovens e adultos de diferentes situações socioeconômicas do País.

Com forte potencial inclusivo, as instituições atendem mais de 800 mil alunos, seja da capital ou do interior. Cerca de 60.000 servidores (docentes e técnico-administrativos) trabalham nos 581 campi para ofertar uma educação pública, gratuita e de excelência. Do ensino básico à pós-graduação, os Institutos Federais também desenvolvem projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica em equilíbrio com as demandas dos arranjos produtivos locais.

A educação inclusiva e livre de preconceitos confirma o modelo de ensino inovador e diferenciado ofertado pelas instituições. Para o professor Dalmir Pacheco de Souza, coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva (Apoema), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), os IFs oferecem circunstâncias para a pessoa com deficiência e/ou de um grupo minoritário alcançar uma vida independente e de qualidade.

“Pessoas de uma classe social menos favorecida podem ser capacitadas em cursos que irão incluí-las socialmente”, explica o docente.

Além de educar profissionais éticos e qualificados para o mercado de trabalho, os Institutos Federais formam cidadãos do mundo. As parcerias com mais de 30 países possibilitam que estudantes e servidores tenham a oportunidade de conhecer várias nações e culturas, através da mobilidade acadêmica e do compartilhamento de conhecimento e boas práticas.

Histórico
Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de dezembro de 2008, pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, os IFs, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II compõem a Rede Federal, que conta com 644 campi, cerca de um milhão de estudantes matriculados e 70 mil servidores.

Selo comemorativo
De iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi realizado, em novembro, concurso para a escolha do selo comemorativo de 10 anos de criação dos Institutos Federais. Ao todo, 18 instituições apresentaram propostas, sendo o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o vencedor. A marca deve compor todas as peças institucionais impressas e digitais de hoje até o dia 29 de dezembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif