Página inicial > Notícias > Educação que gera oportunidades dentro de casa

Educação que gera oportunidades dentro de casa

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 10h24 | Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2018, 14h19

Conheça a história da estudante do Ifes - Campus Vitória, Ketly Silva de Almeida, e de sua família.

site

A história da estudante Ketly Silva de Ameida e de sua família é uma motivação para muitos que pararam de estudar. Ketly passou no processo seletivo do Ifes – Campus Vitória em 2014, para o curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. No ano posterior, seu pai, Cleriton Reis de Almeida, também ingressou na instituição, no mesmo curso, na modalidade Subsequente, e contou com a ajuda da jovem no processo. E o amor pela educação também chegou à mãe de Ketly, Cleonice Oliveira da Silva, que participou no ano passado das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Toda a família trabalha em um salão de beleza em Vitória. Pai e filha estudam pela manhã e durante o resto do dia com a mãe, outra irmã – Kelry Silva de Almeida –, e mais dois funcionários integram a equipe do salão. Também tem o filho mais velho, Cleriton Reis de Almeida Junior, que atua em outra área. Uma vida de desafios para estudar e trabalhar, realidade de muitos cidadãos que protagonizam suas próprias histórias.
Ketly explica sua satisfação de estudar no Campus Vitória. “Aqui temos uma formação para a vida, muito além do ensino. Refletimos os assuntos trabalhados em sala de aula, mesmo não concordando com tudo. Isso melhora muito nosso senso crítico”, destacou.
A estudante, que ainda não decidiu se tentará uma vaga para o curso de Arquitetura ou de Medicina, disse que as vivências no curso Técnico em Edificações a ajudam a entender melhor a rotina que vive em casa, já que seu pai sempre faz obras na residência. “Não tive dificuldade em algumas matérias”, frisou. Para o futuro, Ketly tem muitos planos. Continuar os estudos é um deles.

APRIMORAMENTO NA PRÁTICA
As obras na residência da família são constantes. Cleriton disse que aprimorou seus conhecimentos com o curso. “Estou refazendo quase a casa toda com o aprendizado do curso. Mudei minha forma de pensar sobre ventilação, iluminação, conforto e tantas outras coisas que adquiri com o teórico”, explicou ele, destacando que as mudanças afetaram também a qualidade de vida da família. Segundo Cleonice, ela nunca imaginou ver sua casa “tão bonita”. “Até me emocionei quando ele terminou uma parte da obra, onde colocamos umas janelas maiores de vidro. Ficou lindo”, comemorou.
Para Cleriton, ter a oportunidade de estudar no Campus Vitória é uma “grande conquista”. “Estudei a vida inteira em escola pública e agora estou conseguindo estudar no Ifes, que tem um sistema muito parecido com o universitário, na cobrança ao estudante. Precisamos correr atrás, estudar, desenvolver mesmo”, comentou. Para ele, o que mais o motiva é a forma como os professores trabalham a interdisciplinaridade no curso. “É muito bom como nossos professores conseguem explicar um assunto e fazer as ligações para entendermos todas as matérias. Os alunos são envolvidos sem perceberem. Aprendemos pelo cansaço”, brincou ele, destacando sua vontade de não parar. “Tenho muita vontade de estudar, de aprender e aproveitar ao máximo o curso. Meu desafio hoje é aprender mais Física e Matemática. Se eu conseguir ficar bem nessas matérias, pretendo trabalhar na área”, disse Cleriton, fazendo planos para o futuro.
E o futuro da família tem mais novidades. Cleonice, motivada pela realidade que a cerca – já que no salão o tema Educação é bem debatido – quer obter a certificação pelo Encceja e aprimorar seus conhecimentos na área de Podologia. A filha mais nova, Kelry, também continua os estudos e o filho mais velho, Junior, começou esse ano a cursar Direito. Uma família que permanece unida com um mesmo ideal: estudar. É muita inspiração.