Página inicial > Notícias > Inscrições para Canguru de Matemática vão até o dia 12

Inscrições para Canguru de Matemática vão até o dia 12

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 13h47 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 13h47

A competição reúne estudantes entre 7 e 18 anos.

Os estudantes do Campus Vitória interessados em participar do Concurso Canguru de Matemática têm até o dia 12 de março para se inscreverem. As inscrições são realizadas pelos professores Gelson Freire de Azeredo, Michel Guerra de Souza e Ygor Franzotti de Barros Gomes, da Coordenadoria de Matemática.
E o que é o Canguru de Matemática? A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru de Matemática. Mais do que uma competição descompromissada, é uma espécie de jogo. Estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Mas talvez a diferença mais óbvia seja a de que o Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Para os curiosos, a História do Canguru

Ao fim do século passado, muitos países começaram a considerar a ideia de usar competições matemáticas para popularizar a Matemática entre grupos cada vez maiores de estudantes. Em 1991, os professores André Deledicq e Jean Pierre Boudine, inspirados pela Competição Australiana de Matemática, começaram um concurso semelhante na França, chamando-o de Canguru Matemático. O concurso, consistindo em sua maioria de questões simples e atrativas de Matemática, na forma de testes de múltipla escolha, foi um grande sucesso. Como consequência, em 1993 foi realizada uma reunião em Paris, na qual foi proposta a vários países europeus a organização de um concurso mais abrangente denominado Canguru Europeu. A ideia foi recebida com entusiasmo e, em 1994, no Conselho Europeu em Estrasburgo, os representantes de 10 países fundaram a Associação Canguru Sem Fronteiras (AKSF, em francês). Esta associação, responsável pela organização do concurso Canguru, foi formalizada e registrada em 17 de janeiro de 1995, em Paris, sendo o professor André Deledicq o seu primeiro presidente.

Fonte: site Canguru de Matemática Brasil