Página inicial > Notícias > Gepemem promove coleta seletiva para atividades educacionais

Gepemem promove coleta seletiva para atividades educacionais

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 15h11 | Última atualização em Sexta, 23 de Março de 2018, 09h28

Grupo distribuiu pelo Campus coletores de tampas de garrafas Pet.

No último mês, foi possível observar nos espaços do Campus Vitória a existência de vários coletores de tampinhas de garrafas Pet. Esses coletores fazem parte de uma ação de coleta do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem), sob liderança do professor Rodolfo Chaves, da Coordenadoria de Matemática (Comat), com a participação de estudantes do Mestrado em Educação e Ciências da Matemática (Educimat) e da Licenciatura.

Além da proposta educativa de promover a coleta seletiva do material, promovendo a redução do impacto socioambiental, o grupo também propõe reaproveitar essas tampinhas para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas ao ensino de Matemática e à produção de conhecimento, tanto matemático quanto socioambiental.colagem

O Gepemem também promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, como o projeto “Pitágoras: em (e além do) teorema”, coordenado pelos professores Rodolfo Chaves e Alexandre Krüger Zocolotti. Segundo os coordenadores, a ideia é desenvolver atividades, ações e operações que possibilitem a alunos e professores trabalharem conceitos da obra atribuída aos pitagóricos. O grupo produz materiais, a partir de elementos recicláveis (como tampinhas e capas plásticas de trabalhos escolares) para serem utilizados em aulas, oficinas e minicursos.

“Por que restringir a um teorema a obra pitagórica, quando a partir da escola pitagórica se produziu uma infinidade de saberes, como Aritmética, teoria dos números, relações entre Matemática e Música, Geometria poliédrica e filosofia?”, questiona o professor Rodolfo.
A partir dessas ideias, o Gepemem propõe levar a Matemática para fora da sala de aula, como uma possível, mas não a única, forma de leitura do mundo.

Fonte: Fotos e informações do Gepemem.