Página inicial > Notícias > Uma história cinquentenária dedicada à Educação

Uma história cinquentenária dedicada à Educação

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 13h45 | Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 13h51

Esse mês, o professor Eraldo se prepara para a aposentadoria e para sua última viagem técnica com os alunos de Mecânica. Uma trajetória cercada de paixão.

site

O professor Eraldo José dos Santos tem uma história de 50 anos com o Ifes: sete como estudante e 43 como professor. Esse ano esse ciclo se fecha e começa um novo. Eraldo se aposentará e deixará um legado de ensino, pesquisa e extensão na área de Mecânica. Casado e com dois filhos, o docente se emociona ao lembrar das histórias vividas não só no Campus Vitória, mas também nos de São Mateus e Aracruz, onde atuou como diretor de Ensino. “Implantamos o Campus Aracruz e depois realizei muitas ações na Diretoria de Ensino. Trabalhamos bastante para a concretização daquele Campus. Tive muito reconhecimento lá”, explicou.
Segundo ele, sua vida no Campus Vitória foi recheada de amizades e aprendizado. “As primeiras turmas eram como famílias mesmo. Quando chegava um novo professor, era uma festa. Não vejo muito isso hoje em dia, muita aproximação. Entra e sai servidores e não temos muito contato. Os professores que nos recebiam eram mestres. Ficávamos o dia inteiro na Instituição e aqui aprimorávamos nosso conhecimento didático com a experiência deles. Me espelhava muito neles. Eram como verdadeiros pais”, destaca Eraldo, lembrando que os professores, na época, não entravam na Instituição por concurso, pois era um período anterior à Constituição de 1988. Eram convidados para dar aulas.
Hoje, com 64 anos, Eraldo destaca sua paixão pelo Campus Vitória. “Amo esse lugar e tento passar isso para os meus estudantes. Nosso aprendizado sempre foi além da sala de aula. Acredito que a viagem técnica que faremos em abril será a minha despedida, antes de me aposentar, de uma das atividades que sempre gostei muito de fazer”, disse ele, referindo-se à visita dos alunos à Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec), que acontece de 24 a 28 de abril, em São Paulo. “Nessas viagens os alunos têm a oportunidade de conhecer outras realidades e isso é muito importante”, destacou.

Cuidar de si e da família
Eraldo se considera uma pessoa caseira e ligado à família. “Gosto de ir à nossa casa de praia, descansar e curtir as pessoas que gosto”, comentou. Ele também canta no Coral Maria Penedo e pretende continuar com essa atividade no seu dia-a-dia. “Já viajamos bastante com o Coral. Quero continuar porque é muito prazeroso”, adiantou.
Antenado com as novas tecnologias, Eraldo participa do grupo de Whatsapp “Os Graxeiros”, que reúne amigos e colegas de profissão. “Temos muita história para contar. A turma que tinha aqui antes gostava muito de brincadeiras. Uma vez um fusca que eu tinha ficou sem volante, sem banco. Nem tinha como eu ir para casa. Era bom demais. Boas lembranças daquela época”, relembrou ele, animado. E essa animação será a motivação de Eraldo para a vida após a aposentadoria. “Quero continuar vivendo bem. Tenho muitos planos. Malhar para cuidar da minha saúde e viajar muito. De navio, de preferência. Vou cuidar de mim e da minha família”, finalizou emocionado.

Confira a interpretação em Libras da matéria