Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Atendimento Educacional Especializado complementa a Educação Regular
Início do conteúdo da página

Atendimento Educacional Especializado complementa a Educação Regular

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 17h03 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 17h09

Conheça o AEE, serviço que atende os estudantes com necessidades específicas.

O Campus Vitória conta com um serviço de complementação à Educação Regular, no atendimento às pessoas com necessidades específicas. É o AEE, que significa Atendimento Educacional Especializado e é ligado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). A sala do AEE fica nas dependências da Biblioteca, no segundo andar, e tem os professores mestres Israel Rocha Dias e Rosemeire Alonso como responsáveis.

O atendimento educacional especializado é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. “Realizamos um atendimento especializado para que o aluno tenha melhores condições de aproveitamento”, explicou Israel.

site aee

A professora Rosemeire exemplifica algumas ações que podem ser realizadas pelo AEE para os alunos com necessidades específicas: “o ensino da Língua Brasileira de Sinais (libras) e do código braille, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outras, são atividades que desenvolvemos na sala do AEE”. Rosemeire disse ainda que os professores do Campus Vitória recebem atendimento para trabalhar com os estudantes. “Em alguns casos, o professor precisa mudar a metodologia para atender os alunos”, frisou.

A coordenadora do Napne no Campus, Fernanda Nogueira, comemora a implantação do AEE. “Hoje, a implantação e implementação do AEE tem ampliado a atuação do Napne, cujo papel é organizar e gerenciar esse espaço especializado. Lembramos que, na educação profissional, o AEE se faz presente na formação de alunos que desejam concluir seus cursos para atuarem de acordo com sua especialidade. Para que isso ocorra, demandamos de uma organização e da elaboração de recursos pedagógicos específicos que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos em todo seu processo formativo”, frisou. Fernanda disse que atualmente o Campus Vitória possui 50 estudantes com necessidades específicas: “O AEE atende o que a legislação apresenta como direito aos alunos com necessidades específicas e possibilita um trabalho colaborativo entre os professores especialistas e os que estão em sala de aula para que as especificidades dos alunos sejam contempladas de várias formas”.

Confira a Interpretação de Libras da matéria:

registrado em:
Fim do conteúdo da página