Página inicial > Notícias > Premiação da OBFEP valoriza participação feminina na competição

Premiação da OBFEP valoriza participação feminina na competição

Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 16h29 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 16h34

A cerimônia aconteceu no dia 14, no Teatro do Campus.

A premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que aconteceu no dia 14, no Teatro do Campus, valorizou a participação feminina na competição. A estudante do Campus Vitória, Bianca Pina Bello, foi homenageada pelo Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero, como forma de incentivo à participação feminina na OBFEP. “Nunca desestimulem seus filhos a fazerem aquilo que eles realmente gostam”, disse Bianca em seu discurso, que estava acompanhada da família.

O pai de Bianca, Geraldo Simonetti Bello e sua avó, Glória Duze Simonetti Bello, têm uma história com a instituição: Geraldo é ex-aluno do curso de Eletrotécnica do Campus Vitória, professor de Informática no Campus Serra e cursou a segunda graduação em Física, no Campus Cariacica. Já dona Glória atuou na Biblioteca da Escola Técnica de Vitória, de 1959 a 1969.

A programação teve início com a entrega das medalhas. Ao todo, 65 estudantes foram premiados na competição, que teve a participação de alunos dos campi Vitória, Alegre, Cariacica, Linhares e São Mateus. Representantes das escolas Maria da Glória Nunes Nemer (Municipal, de Marataízes), Gisela Salloker Fayet (Estadual, de Domingos Martins) e do Ifes – Campus Vitória, receberam placas de premiações. Marcaram presença no evento pais, alunos e servidores dos campi Vitória e Cariacica e de escolas das redes municipal e estadual.

site prem obfep 2018

A professora do Campus, Aline Costalonga Gama, coordenadora estadual, destacou que a estudante Bianca teve uma “ótima pontuação na prova, nota 90”: “Com a Educação é que se transforma esse país”, frisou ela, enfatizando a importância da participação das alunas nas competições.

A cerimônia foi encerrada com o Show da Física, realizado por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que tem uma proposta de apresentação em um estilo teatral, onde os experimentos são a atração principal em cada cena. De uma forma interativa, a apresentação buscou despertar a curiosidade do público para o estudo e entendimento dos fenômenos físicos apresentados.

Confira a galeria de fotos do evento.