Página inicial > Notícias > Software do Campus Vitória recebe certificado de registro do INPI

Software do Campus Vitória recebe certificado de registro do INPI

Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 14h30 | Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2018, 13h50

Agora já são 18 registros de software conseguidos pelo Ifes desde 2012.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu aos Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) o registro de quatro programas de computador criados na instituição. No Campus Vitória, o software certificado foi o intitulado Ferramenta de Geração Automática de Redes de Distribuição, que tem como autores o professor Clainer Bravin Donadel e o estudante Christofer Galdino Bernardo. O despacho de concessão dos registros foi publicado na Revista de Propriedade Industrial do INPI.
O certificado garante por 50 anos a propriedade do Ifes sobre os programas. O pedido do registro do software foi feito pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes). O INPI alterou o processo de pedido de registro de programa de computador, de forma a agilizar os processos. Com 12 dias, os pedidos foram concedidos e os certificados foram emitidos.
Com os novos programas registrados, já são 18 registros de software conseguidos pelo Ifes desde 2012, quando a Agifes entrou com o primeiro pedido junto ao INPI. Para os interessados em obter o certificado, a agência recomenda que seja feita, inicialmente, uma busca na página do INPI para verificar se a ideia já foi registrada. A Agifes também se coloca à disposição para auxiliar e tirar dúvidas pelo e-mail agifes@ifes.edu.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Reitoria.