Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Vitória participam de estágio no Canadá

Estudantes do Campus Vitória participam de estágio no Canadá

Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 13h50 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 13h51

Nathália viaja no sábado (16). Já Letícia prepara as malas para o dia 10 de julho.

Site alunas estagio

As estudantes do Campus Vitória, Nathália Covre e Letícia Lustosa, participam do estágio de pesquisa Globalink da Mitacs (Mitacs Globalink Research Internship), que será realizado no Canadá. Nathália prepara as malas para viajar no dia 16 de junho. Já Letícia irá no dia 10 de julho. O programa é realizado em mais de 45 universidades em todo o país. As estudantes terão auxílio financeiro para custos no local, alojamento e oficinas de desenvolvimento profissional. Também serão disponibilizados mentores que auxiliarão em tarefas e na adaptação das jovens. As estudantes foram selecionadas por meio de envio de projetos no ano passado. Nathália e Letícia realizarão o estágio de verão na mesma universidade, a Université Laval, em Quebec City. A experiência terá duração de três meses e será supervisionada por professores da universidade.

Nathália está no 9º período do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e conseguiu a aprovação no estágio por meio do projeto “Using a highly instrumented pilot wastewater treatment plant to study advanced process control”. Seu trabalho foi desenvolvido em inglês, mas, segundo ela, o idioma predominante em Quebec City é o francês. “Acredito que vou aprender um pouco de francês, mas seria uma linguagem mais técnica da minha área. No meu estágio usarei mais o inglês para me comunicar, mas, claro, se eu tiver a oportunidade de fazer um curso de francês lá, com certeza o farei”, comentou. Além do idioma na bagagem, Nathália pretende voltar para o Brasil, em setembro, com “muita experiência”. “Espero aprender muito. O estágio será totalmente relacionado a minha área de atuação, já que será em uma Estação de Tratamento de Esgoto Piloto. Além disso, também espero conhecer a cultura local”, explicou.

A estudante do curso de Engenharia Elétrica, Letícia, também está no 9º período. Seu projeto, “Advanced modulation formats and coherent detection in optical communications”, foi enviado em francês, já que Letícia já teve contato com o idioma nos 11 meses que passou na França participando do Programa Brafitec, um intercâmbio franco/brasileiro para formação e integração em ciências aplicadas e engenharias. Com essa nova experiência, Letícia espera aprimorar seu conhecimento. “Meu estágio será sobre telecomunicações e fiz outro na França na mesma área. Acredito que esse processo será bem desafiador, já que esse é um tema complexo”, frisou. A aluna também pretende conhecer a cidade e seus atrativos e voltar em outubro com uma experiência diferenciada a tiracolo.