I Ciclo de Debates reúne professores da educação básica do Campus Vitória
Evento contou com a palestra do professor Dante Claramonte Galllian, da Unifesp.
Foi realizado, nesta quinta-feira (5), o I Ciclo de Debates com Professores da Educação Básica do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento foi organizado pelo Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura e pelo Núcleo de Estudos em Literatura e Ensino, com apoio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades.
Com o tema “A literatura na sala de aula”, a programação teve início com a palestra “A Literatura como Remédio: os clássicos e a saúde da alma” do professor Dante Claramonte Galllian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele falou sobre o Laboratório de Leitura da instituição, um projeto fundamentado na leitura e discussão de clássicos da literatura universal, com o objetivo de humanização através de um caminho estético reflexivo.
“A princípio, a escola não é um lugar de compartilhamento de afetos, mas apenas de conhecimentos. E o resultado que obtemos com isso é a desumanização da existência. Toda proposta educacional que não tem um caráter afetivo, não é significativa. Nós precisamos encher a escola de afeto, fazer com que seja um espaço afetivamente humano. Tudo que nós conhecemos com o cérebro e o coração, fica muito mais bem conhecido”, explicou.
Após a palestra, os professores Dante e Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian proporcionaram aos participantes do evento uma experiência com o Laboratório de Leitura, com a utilização da metodologia de histórias de leitura, itinerário de discussão e histórias de convivência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (ACS – Reitoria)
Redes Sociais