Página inicial > Notícias > Reditec divulga resultado da seleção de Experiências Exitosas

Reditec divulga resultado da seleção de Experiências Exitosas

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 15h31 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 15h32

Três trabalhos representarão o Campus Vitória.

O resultado final da seleção de trabalhos para a Mostra de Experiências Exitosas da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018) foi divulgado pela comissão responsável.

Três trabalhos representarão o Campus Vitória: “A pesquisa como princípio educativo: contribuições para a formação profissional de alunos do curso Técnico em Guia de Turismo\Proeja”, de autoria do aluno do mestrado em Educação Profissional e Tecnologia (ProfEPT), Adão José Bourguignon Vedova, que também é servidor do Campus; “Cineclube Tio Anísio - Relatos de Experiência - Ifes - Campus Vitória”, enviado por servidores do Cineclube Tio Anísio e “Protagonismo dos alunos na formação profissional e cidadã do Curso Técnico de Edificações do Ifes – Campus Vitória”, produzido por professores da Coordenadoria de Edificações.

Para a edição 2018, foram submetidos 568 resumos de trabalhos de servidores da Rede Federal e de alunos do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept), totalizando 1.066 autores. Destes, 128 foram selecionados para apresentação oral na Mostra, por área temática, nos dias 12 e 13 de setembro.

CAMPUS VITÓRIA
O Campus Vitória terá três trabalhos na Reditec. O estudante do ProfEpt, Adão Bourguignon, enfatizou que o trabalho que será apresentado é sua pesquisa de mestrado. “Partindo de um diálogo de Paulo Freire e Pedro Demo, sobre a importância da pesquisa como princípio educativo, esse trabalho pretende desenvolver a importância da prática da pesquisa de fontes históricas como forma de contribuir para a formação e atuação profissional de estudantes”, explicou.

Para a professora Eliana Mara Pellerano Kuster, que coordena o Tio Anísio, o Cineclube amplia o alcance e a diversidade do processo de ensino-aprendizagem com a utilização da linguagem audiovisual, além de criar oportunidades para a construção de diálogo entre os realizadores capixabas e o público interno e externo ao Ifes. “O cinema nos permite abordar inúmeros temas que podem ser melhor desenvolvidos através da mediação dos filmes”, explicou.

A coordenadora do curso Técnico em Edificações, Flávia Bianchi, explicou que a Coordenação realiza todo ano a Semana Tecnológica de Edificações, que promove a troca de informações e de experiências, além de vivências de cidadania, com a realização de exposições, minicursos com alunos instrutores e a Gincana Solidária. “A Semana Tecnológica proporcionou aos participantes a vivência de novas experiências nas dimensões técnicas e humanas, contribuindo para a formação global de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade como agentes transformadores”, explicou.