Página inicial > Notícias > Pesquisador francês realiza palestra no Campus Vitória

Pesquisador francês realiza palestra no Campus Vitória

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 20h06 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 20h24

O evento acontece no dia 13 de fevereiro, às 9h30.

O Ifes – Campus Vitória realiza, no dia 13 de fevereiro, às 9h30, a palestra “Biomedical signal analysis exploiting multisensor recordings”, ministrada pelo professor Vicente Zarzoso, pesquisador da Universidade Côte d'Azur, na França. O evento acontece no Auditório da Eletrotécnica e tem como público-alvo pesquisadores e estudantes interessados no tema e que sejam fluentes em inglês.

A palestra apresenta dois resultados recentes da abordagem multissensorial para análise de sinais biomédicos em eletrocardiografia e pneumologia. O primeiro resultado diz respeito a estudos de fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca comum, encontrada na prática clínica, que ainda é um grande desafio para os cardiologistas. A segunda aplicação visa estimar, de forma não invasiva, parâmetros respiratórios de múltiplos acelerômetros localizados no tórax e abdômen dos pacientes, com resultados obtidos por meio de projeto de cooperação franco-brasileira com a participação de pesquisadores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vicente Zarzoso é professor do Laboratório de Ciência da Computação, Sinais e Sistemas na Universidade Côte d'Azur, onde atualmente é o chefe do time de pesquisa "Sinais, Imagens e Sistemas" (SIS). Já publicou cerca de 150 artigos em revistas internacionais e conferências revisadas por pares. É membro sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e membro honorário do Institut Universitaire de France.