Página inicial > Notícias > Nota de esclarecimento sobre o sinal do Campus em Libras

Nota de esclarecimento sobre o sinal do Campus em Libras

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 18h00 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 14h01

Veja como foi criado o novo sinal em Libras do Ifes – Campus Vitória.

Durante o I Encontro de Alunos Surdos do Ifes – Campus Vitória, que aconteceu nesta quarta-feira (24), os estudantes surdos do campus criaram o sinal da instituição, na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento também fortaleceu a campanha “Ninguém fora da conversa”, lançada no dia 23 e motivada pelo Dia Nacional da Educação de Surdos (23) e pelo Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (24).

O processo de escolha foi resultado da participação dos sete estudantes surdos, com suporte organizacional da comunidade acadêmica, que inclui a equipe de Intérpretes e professores de Libras do Instituto, sendo que um dos docentes é surdo.

A dinâmica definida fortalece a missão do Ifes, que é promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável. Promove, ainda, o fortalecimento da verticalização do ensino, já que o Campus Vitória atende estudantes surdos, desde o ensino técnico integrado à pós-graduação.

O Campus Vitória salienta também que o símbolo utilizado anteriormente – que representa o Cefetes – não é mais aplicável, já que desde 2008 foram criados os Institutos Federais em substituição aos centros federais. Além disso, o símbolo anterior, que remete a uma engrenagem, não representa os atuais níveis e eixos de cursos ofertados.

Assunto(s): sinal , libras