Página inicial > Notícias > Projeto do Campus Vitória aproxima escola e comunidade em Cariacica

Projeto do Campus Vitória aproxima escola e comunidade em Cariacica

Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 11h48 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 11h48

As ações são realizadas na Escola Estadual Saturnino Rangel Mauro.

Com o objetivo de desenvolver o protagonismo estudantil a partir da alfabetização científica, o projeto Relação escola-comunidade: tecnologias sociais em busca da emancipação social já colhe frutos em Cariacica, na comunidade Nova Rosa da Penha.

As ações são realizadas na Escola Estadual Saturnino Rangel Mauro, por meio do projeto intitulado “Historiando”. O projeto é desenvolvido em parceria com Campus Vitória e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Programa de Iniciação Científica Junior (PICJr). A professora responsável pelo “Historiando” é a Rayssa Mendes, com tutoria da professora Verônica Ximenes. No Campus Vitória, o Escola-Comunidade é coordenado pelo professor Leonardo Bis.

A reconstituição histórica da comunidade, com a elaboração de uma mostra e um livreto, foi a primeira ação do projeto, promovendo formações para os estudantes, que visaram o despertar científico a partir da perspectiva das Ciências Humanas. Na fase atual, é realizado um mapeamento das demandas da comunidade para a construção de um banco de dados. Segundo o diretor da escola estadual, Carlos Frederico Jordão Ghidini, “todo mapeamento, que está sendo levantado e analisado, será, no futuro, enviado para a prefeitura, através de um plano de ação, que também será feito. Nosso objetivo é contribuir com a comunidade e estabelecer um laço entre a nossa escola e a comunidade local”, disse o diretor, enfatizando a terceira fase do projeto, que é a elaboração de ações comunitárias, visando o estreitamento da relação escola-comunidade e o protagonismo dos estudantes.

Para o professor Leonardo Bis, “a proposta trabalhada visa estimular o estudante a problematizar cientificamente sua realidade, tendo em perspectiva instrumentalizar possíveis oportunidades de resolução a partir da base comunitária”.