Software desenvolvido no Campus Vitória recebe certificado do INPI
Trata-se de uma biblioteca programada em Python que ajuda a identificar falsos alarmes de fraudes em unidades consumidoras de energia elétrica.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve três certificados de registro de software concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos últimos meses. Os certificados foram concedidos aos programas Fidelia, do Campus Vitória; Repositório de Processos de Negócios (RPN), do Campus Serra; e ao programa Guided Local Search Iterativo para resolução do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Campus Cachoeiro de Itapemirim.
O Fidelia é um programa desenvolvido no Campus Vitória pelo aluno Daniel Campos Pompermayer, orientado pelos professores Clainer Bravin e Márcio Almeida Có. Trata-se de uma biblioteca programada em linguagem Python que ajuda a identificar parte dos falsos alarmes de fraudes em unidades consumidoras de energia elétrica e, assim, evitar inspeções desnecessárias por parte das equipes da distribuidora.
Já o PCV foi elaborado pelos professores Bruno Missi Xavier, Douglas Gusson e Leandro Ferreira de Oliveira, do Campus Cachoeiro de Itapemirim, e visa à resolução de problemas de alta complexidade na área da computação e pesquisa operacional. O software tem como diferencial a otimização do tempo de resolução das questões em relação aos demais programas da área.
O RPN é um sistema desenvolvido pelo professor Mateus Conrad Barcellos da Costa e pelo aluno Jean Carlos Penas, do Campus Serra. O programa é baseado em tecnologia veb e armazenamento em nuvem voltado para apoiar o gerenciamento de conhecimento e aprendizado organizacional por meio de processos de negócio.
Fonte: www.ifes.edu.br
Redes Sociais