Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Vitória são selecionados para XVII Jornada Espacial e para a final da V Olimpíada Brasileira de Geografia
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Vitória são selecionados para XVII Jornada Espacial e para a final da V Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicado: Sábado, 31 de Agosto de 2019, 11h00 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 15h03

Resultados confirmam o bom desempenho dos estudantes em atividades extracurriculares.

Foram divulgados, nessa sexta-feira (30), resultados que confirmam o bom desempenho dos estudantes do Ifes – Campus Vitória em atividades que aprofundam os conhecimentos adquiridos no ensino médio: cinco estudantes foram convidados a participar da XVII Jornada Espacial e duas equipes foram classificadas para a final da V Olimpíada Brasileira de Geografia.

A Jornada Espacial é organizada, anualmente, como desdobramento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A programação prevê visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), além de palestras e oficinas com especialistas em foguetes, satélites e astronomia. Foram selecionados os estudantes Adriana Leal, Gabriel Barbosa, Marcos Silva, Matheus Radinz e Vitor Betto. A carta-convite foi recebida pela professora Aline Costalonga Gama, professora representante do Campus Vitória na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e destaca que os estudantes foram selecionados “em função do excelente desempenho na 22ª OBA, especialmente nas questões de Astronáutica, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB)”.

A V Olimpíada Brasileira de Geografia compõe a Olimpíada GeoBrasil (OGB), com a proposta de utilizar o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos a contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. As equipes são formadas por três alunos e um professor. Após a participação em três fases on-line, estão classificadas para a final presencial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) duas equipes do Campus Vitória, orientadas pelo professor Dorian Rangel: a “Balburdiadoras”, composta pelas estudantes Bruna Rangel, Eduarda Magesk e Sofia Brunoro, e a “Suco do Nandão”, formada pelos estudantes Luca Ávila, Marcelo Rigo e Marcello Feitosa.

Integração
Além de possibilitar um aprendizado mais amplo, a participação em olimpíadas de conhecimento e outras atividades extracurriculares, incentivada e supervisionada por professores do Campus Vitória, estimula a integração entre estudantes de diferentes cursos.

Marcello Feitosa, estudante do curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio, integra uma das equipes classificadas para a final da Olimpíada Brasileira de Geografia com dois estudantes do técnico em Eletrotécnica, Luca Ávila e Marcelo Rigo – que não são da mesma turma, mas já tinham participado juntos de um comitê na Simulação Geopolítica do Ifes (Sigi) e de outras atividades no Campus. “Eu conhecia o Luca e já sabia que ele, assim como eu, gostava de Geografia. O Marcelo eu ainda não conhecia, mas o Luca me disse que ele tinha interesse em participar da Olímpiada e aí nos unimos e formamos uma equipe", conta o finalista da OGB. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página