Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Vitória recebe quinta patente de invenção
Início do conteúdo da página

Campus Vitória recebe quinta patente de invenção

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 10h03 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 14h36

Patente é fruto de um projeto de mestrado do Propemm.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) emitiu a quinta patente em nome do Ifes – Campus Vitória. Desta vez, foi concedida a patente de invenção do "Processo de aproveitamento do resíduo proveniente da extração e beneficiamento de mármore, e resíduos contendo óxido de ferro como desfosforante de ferro-gusa", cujo depósito havia sido feito em 2009.

Segundo o professor José Roberto de Oliveira, um dos pesquisadores da patente, o resultado faz parte de um projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm), orientado por ele. O objetivo é substituir parcialmente ou integralmente matérias-primas convencionais, que são extraídas da natureza, por resíduos, no processo de desfosforação de ferro-gusa e/ou de aço. Além de José Roberto, a patente foi desenvolvida por Elsomar Biancardi Guimarães de Oliveira, João Bosco de Barros e Pedro José Nolasco Sobrinho. Com o novo processo, agora patenteado, há um ganho econômico e ambiental, considerando que a exploração de matérias-primas convencionais extraídas da natureza pode ser reduzida e que os resíduos poluentes encontram uma nova destinação. Esta patente de invenção tem validade de 20 anos a partir da data de depósito.

Processos anteriores
O Ifes já recebeu quatro patentes: três cartas e uma concessão. A primeira foi concedida para o “Processo de Separação e Briquetagem da Parte Metálica Contida em Resíduos”, dos inventores José Roberto de Oliveira, Felipe Nylo de Aguiar, João Bosco de Barros e Pedro José Nolasco Sobrinho. A segunda foi para o “Processo de Utilização de resíduo de mármore como dessulfurante de ferro-gusa e aço”, de José Roberto de Oliveira e Itamar de Mori Cezario. Já a terceira foi intitulada “Utilização de Resíduo de Mármore na Fabricação de Pelotas Siderúrgicas”, dos pesquisadores José Roberto de Oliveira, Estefano Aparecido Vieira e Ramiro da Conceição do Nascimento Junior. Outra patente do Campus Vitória, quarta recebida e que é uma concessão, é intitulada “Sistema Automático de Posicionamento de Amostras para Ensaio de Posicionamento de Amostras para Ensaio de Impacto Charpy”,desenvolvida pelos pesquisadores Christian Mariani Lucas dos Santos, Claudio Patrocinio Junior, Silas Gambarine Soares e Sávio Cuzzuol de Oliveira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página