Página inicial > Notícias > Napne encerra curso de Atendimento Pedagógico em Libras

Napne encerra curso de Atendimento Pedagógico em Libras

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 16h36 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 16h42

Capacitação envolveu servidores, estagiários e terceirizados do Campus Vitória.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) encerrou o curso de Atendimento Pedagógico em Libras, que foi ministrado pela professora Luana Guss e teve início no dia 15 de agosto. Luana é a primeira docente surda do Campus Vitória e atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é ligado ao Napne. O curso foi direcionado a servidores, estagiários e terceirizados que atuam em setores e núcleos de contato direto com os alunos surdos do Campus, para que todos os espaços sejam acessíveis ao uso da Língua de Sinais. A capacitação, que foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSDP) como ação de capacitação de servidor, terá uma cerimônia de encerramento nesta segunda-feira (11), das 13h30 às 15h, na Sala H2.

Segundo a coordenadora do Napne, Sirley Trugilho da Silva, dezessete pessoas participaram do curso, que envolveu representantes da Diretoria de Ensino e da Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade (CGAC). O conteúdo trabalhado envolveu o ensino da estrutura gramatical da Libras a partir das configurações de mãos, localização, direcionalidade, movimento e expressões não manuais, que compõem os cinco parâmetros da Língua, além do ensino de vocabulário do cotidiano e desenvolvimento de diálogos em Língua de Sinais. Para Sirley, o objetivo da capacitação foi alcançado, já que foram formados, no mínimo, dois servidores por área de contato direto com os alunos, ampliando o uso e compreensão da Libras nesses espaços.