Página inicial > Notícias > Ifes é destaque em Festival Nacional

Ifes é destaque em Festival Nacional

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 09h41 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 12h53

Estudantes do Campus Vitória representam o Instituto em evento que acontece em Salvador (BA).

Até esta sexta-feira (15), em Salvador (BA), acontece o I Festival Literário Nacional (Flin), com o tema “Diversas Leituras e Novos Caminhos”. O Ifes – Campus Vitória é destaque no evento, com duas aplicações desenvolvidas no Laboratório de Tecnologias do Futuro (Labtef): “Manutenção de Motor a Diesel de Locomotiva utilizando Realidade Virtual” e “Sistema de Realidade Virtual para Treinamento de Condutores de Locomotivas”. A apresentação do Campus acontece no Espaço Virtual do festival, concebido pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé. O espaço tem como finalidade ofertar ao público jovem contato direto com o universo da tecnologia – recursos e ferramentas tecnológicas em diferentes suportes – além de formatos, experimentando o uso de tecnologias, especialmente no campo da cultura, educação, direitos humanos e acessibilidade.

Os estudantes Pablo Pereira e Silva e Tiago Fonseca Martinelli representam o Ifes no Flin. Dentro das aplicações, eles apresentam os projetos com um óculos de Realidade Virtual, o que chamou muito a atenção do público, principalmente o infantil. “Está sendo muito interessante mostrar o que realizamos no Campus Vitória. Percebemos que a maioria das crianças que visitam o estande nunca tiveram contato com os óculos. Muito legal levar esta tecnologia para este público. Participar do Flin também está sendo importante para nós, que estamos tendo acesso aos projetos desenvolvidos na área literária”, explicou Pablo.

O Festival Nacional Literário, realizado no Bairro de Cajazeiras, tem o objetivo de proporcionar ao público a participação de uma série de discussões contemporâneas a partir de mesas temáticas construídas pela e para a juventude, apresentando uma programação que mescla nomes que conectam várias linguagens artísticas.