Primeiro doutorado do Ifes é autorizado pela Capes
O curso será ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) no Campus Vila Velha.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a oferta do primeiro curso de doutorado do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ele será ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), no Campus Vila Velha, a partir do segundo semestre do 2020. A quantidade de vagas será definida no mês fevereiro, quando também serão credenciados os orientadores do programa.
O coordenador do Educimat, Sidnei Quezada, conta como foi o processo para a aprovação. “O projeto de curso foi submetido em 2017 e passou por uma série de etapas de avaliação. Em meio de recursos e diligências documentais, o programa de pós-graduação stricto sensu recebeu Conceito 4 na avaliação quadrienal (2013-2016), razão pela qual foi qualificado a receber autorização para ofertar curso de doutorado”. De acordo com o docente, o programa prevê um mínimo de 3 anos e um máximo de 4,5 anos para completar o itinerário formativo.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, a conquista é um divisor águas na história do Ifes. “O Ifes tem uma trajetória rica em termos educacionais, mas com relação à pesquisa e pós-graduação o trabalho é recente. Com o primeiro doutorado alcançamos a verticalização em sua plenitude. Estamos onde merecemos estar, por toda a dedicação, compromisso e qualidade que o Educimat e toda a instituição demonstram”, afirmou.
André Romero também falou sobre a possibilidade de novos cursos de doutorado. “Evoluímos muito em pouco tempo e já temos condições de avançar também em outros programas. Essa conquista certamente abrirá novas portas, já que está claro que podemos oferecer programas de pós-graduação de excelente qualidade e os avaliadores da Capes puderam atestar isso”, comentou.
O Educimat oferta o curso de mestrado profissional desde agosto de 2011. O curso já passou pelo Campus Vitória e pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). A partir de 2020 será sediado no Campus Vila Velha, com atividades pedagógicas nas três unidades já mencionadas. O curso de mestrado terá ingresso no mês de fevereiro e o curso de doutorado em agosto dos anos letivos.
O programa tem natureza interdisciplinar e visa desenvolver capacidades criadoras e técnico-profissionais em ensino de ciências e matemática; além de promover a competência pedagógica, ética e científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores em ensino de ciências. Entre as características que o qualificaram a oferecer o curso de doutorado estão: experiências de internacionalização; experiências de articulação entre graduação e pós-graduação stricto sensu com estados vizinhos; realização de projetos de extensão articulados ao ensino e a pesquisa; organização de eventos científicos; e publicação de revistas no Qualis da Capes, entre outras.
Fonte: www.ifes.edu.br
Redes Sociais