Página inicial > Notícias > INPI concede mais dois registros e uma patente de invenção ao Ifes

INPI concede mais dois registros e uma patente de invenção ao Ifes

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h07 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h55

Os autores dos projetos são do Campus Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve dois certificados de registro de software e uma patente de invenção concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no mês de novembro. Os certificados foram concedidos aos programas "Software para cálculo de vida útil para cabos elétricos de baixa tensão” e “Controlador Inteligente de Nível” (CIN), do Campus Vitória. Já a carta patente foi concedida ao “Sistema automático de posicionamento de amostra para o ensaio de impacto charpy”, também do Campus Vitória. Essa foi a quinta patente de invenção conferida ao Ifes pelo INPI.

O "Software para cálculo de vida útil para cabos elétricos de baixa tensão” foi desenvolvido pelo estudante Leonardo Cardoso Peres e pelos professores Shirley Peroni Neves Cani, Pablo Rodrigues Muniz e Mariana Rampinelli Fernandes. O programa tem como finalidade medir a vida útil que ainda resta nos cabos elétricos de baixa tensão, por meio de um cálculo entre a cor do cabo e o valor de sua emissividade (capacidade de emissão de energia por radiação de sua superfície). O software tem grande aplicação na instalação elétrica industrial e residencial, já que, a partir das informações obtidas por ele, é possível evitar acidentes elétricos, como incêndios.

O “Controlador Inteligente de Nível” é um software elaborado pelo professor Luis Eduardo Martins e pela aluna Amanda Pivetta e tem como objetivo controlar o nível de água em reservatórios, mantendo-o fixo em um determinado valor. O programa é processado em uma placa controladora, responsável por receber a informação do nível de água desejado e por ajustar a vazão de entrada dessa água. Seu diferencial está na utilização da Lógica Fuzzy, uma das técnicas de Inteligência Artificial, que realiza o controle do nível de água. O programa tem grande aplicação na indústria de atividades em geral e no abastecimento de reservatórios para consumo doméstico e comercial.

Já a carta patente foi concedida ao “Sistema automático de posicionamento de amostra para o ensaio de impacto charpy”, desenvolvido pelo professor e diretor de extensão Christian Mariani, pelo técnico de laboratório Claudio Patrocínio Junior e pelos alunos Sávio Cuzzuol de Oliveira e Silas Gambarine Soares. A patente é um acessório responsável por colocar a amostra de material na máquina que realiza o ensaio de impacto charpy, de forma que a amostra não perca calor ou altere a sua temperatura até que possa cumprir o requisito da norma técnica. O ensaio de impacto charpy é um teste que avalia o comportamento de diferentes tipos de materiais quando colocados sob temperaturas extremas. Esses ensaios são realizados em laboratórios, com o objetivo de avaliar o empenho desses materiais para serem utilizados na indústria.

Processos anteriores
O Ifes já recebeu outras três patentes anteriormente, todas relacionadas ao aproveitamento de resíduos do processamento de rochas ornamentais.

O Instituto também já obteve a concessão de 33 registros de programas de computador e tem exclusividade sobre nomes e logotipos de nove marcas. Além disso, a instituição é titular em mais 64 depósitos de pedido de patente, sendo que dois deles são de modelos de utilidade, em que o invento é oriundo de uma nova forma ou disposição, com notável melhoria funcional.

Em 2018, o Ifes ficou em quarto lugar no ranking de depositante de Programas de Computador entre os institutos da Rede Federal, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Saiba mais: Ifes foi o quarto maior instituto depositante de Programas de Computador em 2018

Fonte: www.ifes.edu.br