Página inicial > Notícias > Equipe do Campus Vitória conquista primeiro lugar na Mostra Estadual de Astronomia

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 18h39 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 14h24

O trabalho vencedor diferencia astronomia e astrologia e questiona o incentivo ao público feminino para acreditar em pseudociências.

O trabalho “Astrologia não é ciência”, apresentado pelas estudantes Izabela Luiza Barossi Santos, Julia Cipriano Agrizzi, Letícia Damasceno Loureiro e Liviane Sousa Correa, do Ifes – Campus Vitória, conquistou o primeiro lugar geral na II Mostra Estadual de Astronomia, Astrofísica, Astronáutica e Cosmologia. A Mostra, realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, é uma oportunidade para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio discutirem conhecimentos sobre o universo e apresentarem projetos científicos que abordem as áreas da astronomia, astrofísica, astronáutica ou cosmologia.

O trabalho vencedor diferencia astronomia e astrologia – áreas que já foram classificadas de maneira similar antes da sistematização da ciência – e argumenta que a astrologia se constrói em um discurso irracional e carece de método científico, relacionando os reais impactos da astrologia na sociedade contemporânea a falsas concepções de destino e ao incentivo ao público feminino para acreditar em pseudociências.

Nesta edição da mostra, 22 alunos do Ifes – Campus Vitória, divididos em seis grupos, apresentaram trabalhos sobre aceleradores de partículas, morte térmica do universo, lentes gravitacionais, métodos de detecção de exoplanetas e paradoxo dos gêmeos (além do trabalho “Astrologia não é ciência”). A programação do evento incluiu também palestras e premiações e contou com a presença de renomados astrônomos brasileiros.