Página inicial > Notícias > Sisu 2020/1: Publicado edital interno do Ifes

Sisu 2020/1: Publicado edital interno do Ifes

Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 15h00 | Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 15h51

São ofertadas 256 vagas no Campus Vitória. Inscrições acontecem de 21 a 24 de janeiro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou, nesta quinta-feira (19), o edital interno com o detalhamento dos cursos de graduação e respectivas vagas que serão ofertadas pela instituição no primeiro processo seletivo do Sisu de 2020. Ao todo, no Campus Vitória, são ofertadas 256 vagas, em sete cursos.

As oportunidades estão distribuídas nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. Todos os cursos são gratuitos.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e seguem o cronograma do Sisu. Elas acontecerão de 21 a 24 de janeiro pelo endereço sisu.mec.gov.br. É necessário que o candidato seja portador de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e que tenha realizado o Enem 2019, incluindo a prova de redação deste exame, na qual deve ter obtido nota maior que zero.

Novos cursos
As novidades deste processo seletivo são os bacharelados em Zootecnia, do Campus Itapina; e em Engenharia Civil, do Campus Vitória.

Cotas
Do total das vagas ofertadas, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As vagas reservadas à inclusão social por sistema de cotas serão subdivididas da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita, e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambas as ações, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Dentro de cada uma dessas categorias, parte das vagas será reservada a pessoas com deficiência. O candidato que faz jus à reserva de vaga deve escolher entre as modalidades de 1 a 8 do edital.

Cursos e vagas

Vitória