Página inicial > Notícias > Diren divulga programação de oficinas para Formação Pedagógica 2020

Diren divulga programação de oficinas para Formação Pedagógica 2020

Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 16h12 | Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 15h25

O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

A Diretoria de Ensino (Diren) divulga a programação completa para a Formação Pedagógica 2020, que acontece entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Este ano, no primeiro dia, o evento reúne professores e técnicos-administrativos. A programação de boas-vindas para os professores conta com palestras, mesa-redonda e nove oficinas com vagas limitadas. As inscrições serão realizadas, presencialmente, com a assinatura dos docentes nas listas de presença.

Confira a programação completa:

03/02/2020 (segunda-feira) – Teatro do Campus Vitória

Manhã – período disponível para reuniões das coordenadorias de cursos e áreas.

13h às 13h30 – Recepção e credenciamento dos servidores.

13h30 às 14h – Boas-vindas do Diretor-Geral.

14h às 15h30 – Mesa-redonda: Avaliação e suas implicações.
Professora Laís Perpétuo Perovano (Ifes – Campus São Mateus).
Professor Edmar Thiengo (Ifes – Campus Vitória).
Professor Stéfano Zorzal de Almeida (Departamento de Ciências Biológicas – Ufes).

15h30 às 16h – Intervalo.

16h às 17h30 – Palestra: Professor, aluno e características geracionais: dificuldades e potencialidades, com a professora Fabiana Pinheiro Ramos, do Departamento de Psicologia, da Ufes.

Noite – período disponível para reuniões das coordenadorias de cursos e áreas.

04/02/2020 (terça-feira) – Campus Vitória

9h às 12h – Oficina: Aplicação do Peer Instrucion com a Ferramenta Plickers na sala de aula.
Stéfano Zorzal de Almeida (Ufes)
Local: Miniauditório 1
Vagas: 16
Objetivo: Instruir os participantes sobre a utilização da ferramenta Plickers em sala de aula dentro do contexto do Peer Instruction (instrução aos pares).

9h às 12h – Oficina: Noções Básicas da Língua de Sinais e a Inclusão da pessoa Surda.
Fernanda dos Santos Nogueira (Ifes)
Luana Guss (Ifes)
Local: Auditório da Eletrotécnica
Vagas: 30
Objetivo: Aprender sinais básicos para comunicação em Libras e compreender as especificidades das pessoas surdas.

9h às 12h - Oficina: Cadastro de Projetos de Extensão: como e por quê?
Christian Mariani Lucas dos Santos (Ifes)
Local: Sala F1
Vagas: 30
Objetivo: Apresentar as melhores propostas de extensão do ano de 2019 e orientar os servidores para a redação de novas propostas, conforme a regulamentação atualizada da Extensão do Ifes.

10h às 12h – Oficina: Juventudes: alguns apontamentos sobre tensões e conflitos no cotidiano escolar.
Ana Raquel de Souza Rodrigues (Ifes)
Local: Miniauditório 2
Vagas: 35
Objetivo: Discorrer sobre as condições e situações juvenis que circulam o cotidiano escolar e os atuais conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual.

14h às 16h – Oficina: Como nos tornamos professores de Engenharia?
Luis Eduardo de Lima (Ifes)
Francisco José Costa (Ifes)
Local: Auditório da Eletrotécnica
Vagas: 40
Objetivo: Refletir sobre a identidade e a formação dos professores, em especial, os de Engenharia do Ifes.

14h às 16h – Oficina: O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como fundamento da formação: contribuições de pesquisas com fontes históricas para a formação de discentes do curso Técnico em Guia de Turismo/Proeja
Adão José Vedova (Ifes)
Local: Miniauditório 1
Vagas: 35
Objetivo: Apresentar a pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Ifes – Campus Vitória realizada com educandos do curso Técnico em Guia de Turismo/Proeja.

14h às 16h – Oficina: Estratégias de Coping – lidando com o estresse.
Sirley Trugilho da Silva (Ifes)
Terezinha de Jesus Loureiro (Ifes)
Local: Miniauditório 2
Vagas: 30
Objetivo: Promover o uso de estratégias para prevenir doenças mentais e reduzir o estresse.

14h às 16h – Oficina: Cadastro da Pesquisa no Campus Vitória: como e por quê?
Kinglston Soares (Ifes)
Local: Sala F1
Vagas: 30
Objetivo: Apresentar a importância de realizar o cadastro de pesquisa e a utilização do SigPesq.

14h às 17h – Oficina: Os impactos do depósito de patentes para a pós-graduação.
Christian Mariani Lucas dos Santos (Ifes)
Local: Sala F2
Vagas: 40
Objetivo: Apresentar os pontos positivos e as responsabilidades inerentes ao pedido de depósito de patente na pós-graduação.

14h às 18h – Oficina: Utilizando o Ambiente Virtual do Campus Vitória / Oficina de criação de vídeoaulas.
Antônio Santana (Ifes)
Local: Laboratório de Informática 8
Vagas: 30 (carga horária: 4h presenciais e 56h na plataforma virtual - prática. Total 60 horas com certificado para servidor que finalizar as atividades)
Objetivo: Identificar e resolver os principais problemas ao utilizar as ferramentas da plataforma virtual do Ifes.

Noite – período disponível para reuniões das coordenadorias de cursos e áreas.

05/02/2020 (quarta-feira) – Campus Vitória

Manhã, tarde e noite – período disponível para reuniões das coordenadorias de cursos e áreas.