Página inicial > Notícias > Campus Vitória informa sobre o funcionamento e atividades de prevenção ao Coronavírus

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 15h05 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 15h11

Saiba o que está em prática para conscientização e prevenção do contágio.

O Ifes – Campus Vitória está colocando em prática ações de conscientização e prevenção do contágio do Coronavírus e outras doenças respiratórias, conforme orientações do Ministério da Saúde e da Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor (CASS) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As atividades pedagógicas e administrativas estão sendo realizadas normalmente, e qualquer mudança sobre o funcionamento será informada pela Diretoria-Geral nos canais oficiais do campus (neste site, no Facebook e no Instagram).

Prevenção
O Campus Vitória já ampliou as medidas de prevenção e orienta a todos estudantes, servidores e colaboradores que não compareçam ao campus caso apresentem sintomas respiratórios (coriza, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, entre outros) acompanhados de febre. O setor médico do campus não realiza diagnóstico para o Coronavírus e outras doenças que requerem exames complementares. A orientação é procurar o serviço de saúde de referência do município de residência do paciente.

Para evitar a propagação da doença, conforme orientado pelo Ministério da Saúde, o serviço de limpeza do Campus está intensificando as ações de higienização das superfícies e arejando ambientes. Também é solicitado a todos que adotem medidas de higiene e etiqueta respiratória, como: lavar as mãos com água e sabão; evitar tocar olhos, nariz e boca; cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando lenço descartável de papel e descartar no lixo etc.

As autoridades de saúde e a gestão do campus estão monitorando estudantes e servidores que estão em viagem ou retornaram de países com ocorrência da doença. Medidas de contenção serão tomadas caso a caso, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde para avaliar as medidas necessárias. Até o momento, na sexta-feira (13), não há casos suspeitos ou diagnosticados entre a comunidade do campus.

Ações sistêmicas
O Ifes convocou o comitê de crise que se reunirá na segunda-feira (16). A Reitoria do Ifes recebeu ofício circular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) com recomendações para prevenção ao Coronavírus, que já estão sendo adotadas em todos os campi.

No âmbito federal, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, na quinta-feira (12), nota referente à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca do estado de pandemia causado pelo Coronavírus e as recomendações determinadas pelos ministérios da Saúde e da Educação.

O Conselho também participará do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), para avaliar os impactos e medidas que serão tomadas nas próximas semanas no que se refere às mudanças nas rotinas de atividades acadêmicas no âmbito das instituições do Sistema Federal de Ensino. A primeira reunião do comitê está ocorrendo nesta sexta-feira (13).

A orientação vale para todos
As pessoas que apresentam sintomas tais como febre, tosse ou dificuldade de respirar, devem evitar locais com muita gente, ligar para o Disque Saúde (136) ou procurar uma unidade de saúde, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Evite a desinformação e a propagação de notícias falsas!
Conheça mais sobre a infecção respiratória causada pelo Coronavírus, aprenda as formas de prevenção e combate à doença pelo site ou baixe o aplicativo do Ministério da Saúde