Página inicial > Notícias > Aulas presenciais do Ifes ficarão suspensas até o dia 3 de abril

Aulas presenciais do Ifes ficarão suspensas até o dia 3 de abril

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 18h28 | Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2020, 18h31

Comitê de Crise da instituição se reuniu na manhã desta quarta-feira (25) e decidiu sobre a prorrogação, entre outras definições.

O Comitê de Crise do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em reunião na manhã desta quarta-feira (25), decidiu manter a suspensão das atividades letivas presenciais até o próximo dia 3 de abril. A definição acompanha a decisão do Governo do Estado do Espírito Santo, com base no Decreto de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, que estabelece medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes da pandemia do coronavírus (COVID-19).

Dirigentes de todos os campi da instituição relataram a impossibilidade de realização imediata de aulas dos cursos técnicos e superiores por meio da educação a distância, conforme autoriza a portaria nº 343/2020 do Ministério da Educação. Por isso, por enquanto, o calendário acadêmico está suspenso e as aulas serão repostas. Com relação a pós-graduação, que compreende os cursos de especialização e os mestrados, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.

Conforme divulgado no último dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (1º). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.

Veja outras definições desta quarta-feira (25):

Formação para educação a distância

A instituição convida os servidores, docentes e técnicos administrativos, a conhecerem as capacitações específicas para atuação na educação a distância. O Ifes, por meio de seu Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), já possui diversos cursos online disponíveis gratuitamente para que os interessados possam compreender as necessidades e complexidades da modalidade, tais como: Moodle para Educadores (60 horas), Ferramentas para Gravação de Videoaulas (5 horas) e Google Drive: Colaboração na Prática (8 horas). Esses cursos estão disponíveis em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/.

Sobre a substituição das aulas presenciais por meio da educação a distância, atualmente, estima-se que de 5% a 15% dos estudantes do Ifes não possuem acesso a smartphones ou a computadores com internet, o que inviabiliza essa possibilidade de imediato. Por isso, a instituição realizará um levantamento em todos os seus campi, para analisar, a partir de dados precisos, formas de contornar a situação e garantir a qualidade dos cursos. O Comitê também recomenda que os docentes realizem as capacitações disponíveis nos próximos dias.

Processo Seletivo

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2020 está mantido, mas a gestão analisará uma forma de simplificá-lo, adaptando-o às condições impostas pela quarentena. Definições serão feitas pela Pró-reitoria de Ensino, pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e pelos campi do Ifes nos próximos dias. O certame ofertará entre 900 e 1000 vagas em cursos técnicos concomitantes, subsequentes e de educação de jovens e adultos (Proeja), em 12 campi do Ifes.

Carga Horária Docente e Trabalho Remoto

O reitor do Ifes, Jadir Pela, realizará modificações, ad referendum, na resolução CS 18/2019, no que diz respeito à possibilidade de registro do Plano Individual de Trabalho (PIT) em períodos não-letivos.

Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.

Todas as informações sobre o posicionamento da instituição sobre o coronavírus estão disponíveis na capa do site do Ifes, em um banner sobre o assunto. Novas orientações específicas de cada área podem ser feitas diretamente pelas pró-reitorias do Ifes. Acompanhe!

Fonte: www.ifes.edu.br