Página inicial > Notícias > Atividades presenciais no Ifes permanecem suspensas até 30 de junho

Atividades presenciais no Ifes permanecem suspensas até 30 de junho

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 08h52 | Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2020, 16h28

As atividades pedagógicas não presenciais e o trabalho remoto seguem acontecendo nesse período.

Nesta quarta-feira (27), o Comitê de Crise do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiu pela continuidade da suspensão das atividades letivas presenciais na instituição até 30 de junho. As atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) e o trabalho remoto seguem acontecendo nesse período.

Na reunião, a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Piontkovsky, deu um panorama sobre as atividades pedagógicas não presenciais no Ifes. “Após um período de planejamento, a maioria dos campi iniciaram as atividades na segunda-feira (25). Os campi se organizaram para a oferta das disciplinas observando o conteúdo didático, a formação dos professores, as especificidades dos discentes e as condições técnicas”, explicou.

A equipe da pró-reitoria tem trabalhado junto aos campi para sanar as dúvidas e acompanhar a implementação das atividades. Há ainda a previsão de um regulamento para inclusão digital dos alunos para acesso à internet e a equipamentos.

No site do Ifes, há uma área específica com as orientações sobre as APNPs. Acesse.

Acesso a equipamentos e a internet
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, relatou a estratégia adotada pela gestão, baseada em três aspectos: equipamentos, conectividade e capacitação, por meio da qual o Ifes se compromete em incluir a todos os estudantes nas APNPs. Foi realizado um levantamento de informações sobre o acesso a equipamentos e à internet, e os resultados nortearam as ações de apoio à inclusão digital que serão implementadas imediatamente.

A prioridade será dos estudantes que não têm acesso a nenhum tipo de equipamento, nem acesso à internet. Para isso, o Colégio de Dirigentes trabalha em um regulamento para pagamento de um auxílio aos estudantes para inclusão digital, com a finalidade de contratar um plano de dados. No caso de estudantes que moram em locais sem serviço de internet, estuda-se a possibilidade de empréstimo de computadores e entrega das atividades por pen-drive. Ou, em último caso, a entrega segura dos materiais impressos.

Quanto aos equipamentos, o reitor do Ifes, Jadir Pela, explica que o Instituto está organizando como será o procedimento para o empréstimo de computadores da instituição aos alunos. Paralelo a isso, a instituição trabalha em outras alternativas, tais como a compra, o aluguel e também recebimento de doações de equipamentos. “A nossa premissa é incluir todos os estudantes”, destaca o reitor.

Capacitação
Aproximadamente mil professores participaram do curso Moodle de Educadores e cerca de 500 participaram dos Workdays sobre Moodle Básico, de acordo com dados fornecidos pela diretora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), Mariella Berger Andrade. Os Núcleos de Tecnologias Educacionais promovem nesta semana workdays nos campi e na próxima semana serão realizados novos workdays sobre temas como dicas básicas para criação de salas virtuais, ensino híbrido e webconferências.

Ações de combate ao novo coronavírus
Na reunião foram destacadas as ações em andamento no Instituto para auxiliar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Entre elas estão a produção de protetores faciais de acetato; laringoscópios; máscaras de tecido; álcool 70% para limpeza de superfície e assepsia das mãos e sabão líquido. Todo o material é destinado a doação a hospitais públicos e filantrópicos e unidades de saúde. Há ainda doações de alimentos produzidos no Campus Itapina e de cestas básicas tanto para entidades beneficentes quanto para famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social por outras unidades do Instituto. Todas as ações realizadas no Ifes estão relacionadas em página específica no site do Ifes, com o posicionamento da instituição sobre o novo coronavírus. ()

O Ifes também teve um projeto aprovado no Edital Nacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O projeto “UV Disinfection Chamber: uma abordagem alternativa para descontaminação biológica de gadgets e outros utensílios contra o Sars-Cov-2” é do Campus Cariacica.

Atividades administrativas
Conforme divulgado no dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.

Fonte: www.ifes.edu.br

Confira a tradução em Libras:

Parte 1

Parte 2