Mensagem da Direção-Geral do Ifes – Campus Vitória à comunidade
Estamos fisicamente isolados, mas trabalhando muito em diversas frentes, em sinergia.
Caros estudantes, servidores, colaboradores e comunidade do Campus Vitória,
Completamos hoje (25), 100 dias da suspensão das atividades presenciais no campus. Desde então, temos vivido momentos de incerteza sobre o futuro e pesar por tantas vidas perdidas.
No início, ainda sem entendermos o que acontecia no país e no mundo, fomos nos adaptando ao trabalho remoto com as ferramentas que tínhamos em casa e achando que tudo acabaria em alguns dias. O tempo foi passando e nos mostrando que a adaptação seria ainda maior; além do nosso trabalho, teríamos que rever nossos hábitos diários e nossa convivência com o próximo. Tudo isso gerou muita ansiedade, mas também um novo olhar sobre nossas vidas.
Diariamente, estamos realizando reuniões on-line, fazemos chamadas de vídeo, ligações, enviamos e recebemos inúmeros e-mails e mensagens, e o trabalho não parou! Mas a distância física nos fez parar para pensar o quanto sentimos saudades dos colegas de trabalho, das reuniões presenciais, de um abraço amigo, ou ainda, de um café para discutir projetos e novos desafios. A avaliação que fazemos nestes 100 dias é que já vencemos muitos desafios e teremos muitos outros a superar. Desde o início do isolamento, observamos servidores empenhados nas suas atividades diárias, reorganizando suas vidas para seguirmos no cumprimento de nossa missão institucional.
Se fôssemos mostrar aqui cada uma das atividades, de cada setor, de cada servidor, durante esses 100 dias, não seria uma carta, mas um livro! Mas faremos um breve resumo das principais ações, com o intuito de trazer a público, e ao mesmo tempo reconhecer, os esforços empenhados pelos nossos servidores e colaboradores neste momento.
Na área de Administração e Planejamento, estamos realizando melhorias na estrutura predial, como a reforma de telhados, adaptação de novas salas de aula sobre a agência bancária, prosseguindo a instalação e substituição de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aulas, nos setores administrativos e pedagógicos. Encontram-se em andamento os processos licitatórios para as reformas do bloco da Metalurgia e da cantina/refeitório, a aquisição de cestas básicas e auxílio digital para os estudantes carentes, bem como de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e insumos para a prevenção ao contágio do covid-19.
Na Gestão de Pessoas, seguimos realizando os processos relacionados à vida funcional dos servidores, como as avaliações e progressões de carreira, inclusive com a publicação de editais previstos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Ifes e a expedição de documentos. Seguem sendo respondidas regularmente diligências, solicitações de auditoria e demandas judiciais da área, e a digitalização de processos físicos de assentamentos funcionais.
Nossa equipe de Tecnologia da Informação (TI) segue trabalhando para ampliar a capacidade de atendimento às atividades mediadas pela internet, com a implantação de um ambiente de webconferência próprio com ampla utilização por servidores e estudantes, e dando suporte aos servidores para o trabalho remoto; também estão sendo instaladas novas fibras óticas, para melhoria da velocidade e para o serviço de videomonitoramento do campus.
Na área de Comunicação e Eventos, seguimos no atendimento da divulgação de atividades e informações relevantes para os públicos internos e externo, realizando campanhas informativas/educativas em parceria com os setores, atendendo às demandas de imprensa e mantendo os canais oficiais atualizados.
Na Pesquisa e Pós-Graduação, as atividades dos cursos de mestrado e especialização continuaram a ocorrer de forma remota, sem prejuízo para o cumprimento dos prazos, com a realização de 46 apresentações de defesas de Trabalho Final de Curso e exames de qualificação, envio do Coleta Capes e estudos sobre a forma de realização dos próximos processos seletivos.
Na Extensão, prosseguimos o atendimento na formalização de estágios e parcerias com empresas e comunidade e promovendo melhorias nos processos internos de gestão e coordenação das ações da área. Também estão sendo apoiadas as ações de combate à pandemia, como falaremos mais adiante.
No Ensino, promovemos diversos encontros virtuais com coordenadores de cursos, gestão pedagógica e representação estudantil para levar às instâncias superiores as importantes considerações desta comunidade acadêmica na implantação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que ocorreu a partir de 27 de maio. Ofertamos oficinas para prover aos docentes a capacitação para a utilização do Moodle como ferramenta em apoio às atividades on-line. A expedição de documentos acadêmicos permanece em ritmo inalterado, sem prejuízos aos estudantes e egressos, oferecendo inclusive a realização de colação de grau de forma remota para os estudantes dos cursos superiores.
Na Assistência Estudantil, seguimos provendo os meios de auxílio aos estudantes, com a renovação dos editais de assistência estudantil e a implantação do auxílio emergencial de inclusão digital voltado para alunos que não tenham acesso à conexão digital ou a pacote de dados.
O Serviço de Psicologia está realizando atendimento on-line aos estudantes que precisam de assistência psicológica nesse momento de isolamento social e promovendo campanhas, como a Compartilha PsiVix, para tratar da importância do cuidado à saúde mental em tempos de pandemia; criação de material informativo e a realização de lives/rodas de conversa on-line com temas referentes à Psicologia e comportamento humano em situações de crise.
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) seguiu coordenando a formações com ledores, tradutores e intérpretes de Libras; trabalhando em conjunto com discentes, docentes, demais setores do campus e familiares dos alunos assistidos pelo núcleo, com informação e orientação aos professores aos alunos com necessidades específicas, e realizando a tradução/interpretação de aulas, material didático, notícias e campanhas do campus.
De forma voluntária, servidores estão se dedicando às ações de combate à pandemia, de forma parceira com outras instituições de pesquisa e saúde e com a comunidade ao redor. Aproveitando o espaço do campus, estão sendo recuperadas camas hospitalares, em ação conjunta para conserto de equipamentos do Secretaria de Saúde do Espírito Santo. Também foi providenciado um sistema de webconferências para visitas remotas para pacientes hospitalizados. Em impressoras 3D de servidores, estão sendo produzidos escudos faciais e distribuídos ao serviço de saúde municipal, a profissionais de saúde e para os setores do campus que realizam atendimento presencial. O projeto Telessaúde segue realizando a integração de ensino e serviço de saúde por meio de ferramentas de tecnologias da informação.
Cabe destacar que majoritariamente os servidores do campus estão em trabalho remoto. E na necessidade da presença física no campus, nos preocupamos com as condições de saúde adequada de todos que se deslocam e permanecem lá. O que implica, para o caso dos colaboradores de manutenção, por exemplo, o regime de revezamento.
Desde o dia 18 de maio, foi formada a comissão de estudos e acompanhamento do Protocolo de Retorno, para fornecer orientações de prevenção, acompanhamento e controle de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) aos técnicos-administrativos, docentes, discentes e funcionários terceirizados ao retornar às atividades presenciais.
Enfim! Estamos fisicamente isolados, mas trabalhando muito em diversas frentes, em sinergia, buscando sempre atender com excelência a nossa missão!
Nossa esperança é em breve retornar para nosso espaço, e ter aquela satisfação em ver o pátio cheio – com aquele zum zum zum típico dos estudantes e servidores –, a cantina lotada, as quadras e o campo de futebol movimentados e salas de aula com alunos concentrados construindo um futuro melhor.
Nos manteremos firmes e unidos até que tudo isso passe. E contamos com o apoio de cada um para isso!
A gestão do Ifes – Campus Vitória agradece a colaboração de todos.
Um grande abraço,
Hudson Luiz Côgo
Redes Sociais