Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > NGS divulga nota sobre Dia Internacional do Orgulho LGBT
Início do conteúdo da página

NGS divulga nota sobre Dia Internacional do Orgulho LGBT

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 09h42 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 14h54

Confira a nota do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Diversidade Sexual do Ifes – Campus Vitória.

28 de junho - Dia Internacional do Orgulho LGBT

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Diversidade Sexual (NGS) do Ifes – Campus Vitória destaca o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, celebrado em 28 de Junho, como forma de afirmar a importância das questões que se referem à sexualidade e à identidade de gênero, visando a garantia da visibilidade e o acesso aos direitos que assegurem o exercício pleno da cidadania a todos e todas. Salienta-se que a sigla abriga mais identidades, sexualidades e expressões que as vinculadas às letras.

A data é uma referência à Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova York, reagiram a uma série de ações de humilhação e violência praticadas por policiais no local. A atuação de Marsha P. Johnson, travesti, negra e ativista é destacada por sua participação ativa neste ato de resistência. No ano seguinte, o movimento resultou no que veio a ser reconhecida como a 1ª Parada do Orgulho LGBT, em lembrança do episódio de Stonewall.

Quando falamos de Brasil, cabe destacar algumas conquistas bem recentes da População LGBT+: Realização de Tratamento HIV/AIDS pelo SUS; Oficialização do Programa Brasil sem Homofobia; Possibilidade de Adoção por casais homoafetivos; Possibilidade de Casamento Civil homoafetivo; Reconhecimento da união homoafetiva como núcleo familiar; Uso do Nome Social; Mudança de nome no registro civil de pessoas transexuais diretamente em cartórios; Derrubada das restrições à doação de sangue por pessoas LGBT+.

Ainda há um caminho longo a percorrer e muita luta por direitos ainda não são acessados por pessoas que são, cotidianamente, invisibilizadas e silenciadas em suas formas de existir. Assim, mais que celebrar há que se frisar a necessidade da luta pela equidade, pelo respeito às diferenças e contra todas as formas de discriminação.

Para conhecer, aprender, discutir, entreter, compartilhar e apoiar, algumas ações estão sendo desenvolvidas por entidades e instituições e grupos de estudos e divulgadas pela internet.

Links de entidades, grupos de estudo e projetos:
@nucus.ufba
@associacaogold
@conselholgbtes
@antra.oficial
@lesbicasquepesquisam
@maespeladiversidade
www.votelgbt.org/flix: Produções Audiovisuais disponibilizadas em plataformas abertas.

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Diversidade Sexual do Ifes – Campus Vitória (NGS)

registrado em:
Fim do conteúdo da página