Página inicial > Notícias > Campus Vitória está entre os melhores Institutos Federais na classificação do Enem 2019

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 16h44 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 18h20

Os rankings utilizaram os microdados publicados pelo Inep.

O Campus Vitória, junto com outros campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está entre os Institutos Federais com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O campus também aparece entre as melhores escolas públicas do país e de todas as redes do estado do Espírito Santo (ES).

Na sexta-feira passada (26/6), os microdados e as sinopses estatísticas das aplicações de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Três organizações diferentes tabularam os dados e divulgaram ranqueamentos que comparam o desempenho das escolas: a startup Evolucional, o grupo de ensino Bernoulli e o jornal Folha de S. Paulo. Diferentes colocações são apresentadas conforme a metodologia aplicada por eles.

O diretor-geral do Campus, Hudson Côgo, ressalta que o desempenho dos estudantes em exames como Enem refletem o comprometimento de toda a comunidade escolar no processo educativo. “Ao longo da nossa trajetória, o Campus Vitória segue conquistando posições de destaque em diversas áreas, tanto em provas, olimpíadas acadêmicas e no mercado de trabalho, também em atividades esportivas e culturais. Nossa formação é ampla e integral. É importante lembrar que independente de notas ou premiações, a instituição tem o compromisso de formar cidadãos comprometidos com toda a sociedade” frisou.

Classificações
Na classificação divulgada pela startup de educação Evolucional, o Campus Vitória ocupa o 15º lugar na lista de 547 instituições federais brasileiras, o que inclui além dos Institutos Federais (IFs), os Cefets e escolas de aplicação ligadas a universidades federais. Considerando apenas os IFs, o campus está na 4ª colocação. Na comparação com as 19.598 escolas de todo país, de todas as redes (privadas, estaduais, municipais e federais), o campus aparece na 340ª posição.

No ranking divulgado pela Folha de S. Paulo, o Campus Vitória está na 65º posição entre todas as escolas do país, públicas e privadas, considerando o desempenho na prova objetiva, e em 467º lugar considerando as notas de redação. Entre as escolas públicas brasileiras, o campus ocupa a 6ª colocação, e a 1ª posição entre os Institutos Federais. No ES, ocupa a 3ª posição entre as todas as escolas do Estado, considerando apenas a prova objetiva, e a 18ª posição com a redação.

Conforme a tabulação apresentada pelo grupo de ensino Bernoulli, o Campus Vitória ocupa o 66º lugar entre 18.972 escolas de todo o país, considerando a média das provas objetivas, e o 98º lugar com a nota da redação. No ES, está em 1º lugar entre todas as escolas, considerando as provas objetivas, e em 5º lugar, sendo a primeira pública, considerando também as médias das redações. No recorte dos 30 melhores desempenhos individuais de alunos de todo país, o Campus Vitória está na 8ª posição, sendo o 1ª lugar entre as escolas públicas, a Rede Federal e o Estado do Espírito Santo, na média das questões objetivas e na média que inclui a redação.

Para saber mais sobre a metodologia e recortes dos dados aplicados pelas organizações, confira os links disponíveis no texto.

Notícia atualizada em 03/07/20.