Página inicial > Notícias > Profletras promove II Seminário de Pesquisas

Profletras promove II Seminário de Pesquisas

Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 16h45 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 15h30

O evento será nos dias 27 e 28 de agosto.

O Mestrado Profissional em Letras – Profletras do Campus Vitória promove o II Seminário de Pesquisas, nos dias 27 e 28 de agosto, de forma remota. Confira aqui o link da sala. O seminário é direcionado para mestrandos e alunos das licenciaturas de Letras (presencial e EAD), professores da escola básica, estudiosos da área e comunidade acadêmica interna e externa ao Ifes.

As inscrições acontecem entre os dias 5 e 25 de agosto, por meio de link. Acesse aqui

O limite é de 60 participantes. O objetivo do seminário é apresentar à comunidade interna e externa do Instituto as pesquisas realizadas no âmbito do Profletras do campus, bem como agregar ao ensino de língua e literatura novos debates e concepções teórico-metodológicas da área de Letras e Linguagens.

Confira a programação:

27/08:
18h30: Boas-vindas com a professora Letícia Queiroz de Carvalho
19h às 20h: Mesa de abertura: "E por falar em crises: Educação linguística em tempos de retrocessos políticos, cívicos e educacionais”
Expositor: professor Daniel de Mello Ferraz – Universidade de São Paulo (USP)
Mediação: professora Ilioni Augusta da Costa – Ifes – Campus Vitória
20h às 22h: Debate com os participantes

28/08:
17h30: Boas-vindas com a professora Letícia Queiroz de Carvalho
18h às 19h30: Apresentação de pesquisas dos egressos
A interferência da oralidade na produção escrita dos alunos do ensino fundamental ii: uma proposta de intervenção ( Agda Marina Cáo)
Educação Literária das Relações Étnico-Raciais: uma proposta para as aulas de Língua Portuguesa (Ana Paula Gomes Carvalho)
Releitura de texto e paródia: práticas para a produção textual no 9º ano (Marco Antônio Vieira Barreto)
Estratégias de leitura do texto literário: uma proposta didática com o gênero conto (Schirley Luiza Rosa)
A leitura a partir das relações de intertextualidade no Ensino Fundamental II (Sleiman Vieira Machado Nunes)
19h30 às 21h30: Roda de Conversa: “A Literatura e a formação humana”
Expositora: professora Sandra Soares Della Fonte – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Ifes – Campus Vitória
Mediação: professor Nelson Martinelli Filho – Ifes – Campus Vitória
21h30 às 22h: Encerramento.