Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Vitória realiza pesquisa para barreira sanitária de detecção de pessoas febris
Início do conteúdo da página

Campus Vitória realiza pesquisa para barreira sanitária de detecção de pessoas febris

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 14h27 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 14h50

Voluntários podem participar do estudo no campus.

O Campus Vitória realiza o projeto de pesquisa “Barreira sanitária de detecção de pessoas febris de alta precisão”, que faz parte do Edital 03/2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O edital visa subsidiar a formulação de soluções para o enfrentamento do coronavírus no Espírito Santo. A pesquisa teve início no dia 1º de julho e terá duração de 12 meses.

Segundo o professor do campus, Pablo Rodrigues Muniz, que coordena o projeto, a próxima etapa da pesquisa será a produção de um banco de imagens termográficas de participantes voluntários para os tratamentos estatísticos e processamentos, com o objetivo de desenvolver o sistema de avaliação e triagem. “A pesquisa já está sendo desenvolvida prioritariamente de maneira remota, com os pesquisadores em suas casas, e também no Laboratório de Energias do Campus Vitória, respeitando todas as condicionantes das autoridades de saúde e do Ifes. As imagens dos participantes voluntários serão produzidas nesse Laboratório”, explicou. Os interessados devem registrar o interesse por meio de formulário. Clique aqui.

Pablo destacou que “a proposta é desenvolver uma barreira sanitária de triagem de pessoas potencialmente febris, com análise sem contato via termografia infravermelha e processamento digital dessas imagens, com abordagem diferente da atualmente empregada, de maneira que produza resultados com menores erros, contribuindo para a correta identificação de pessoas febris e "liberação" de pessoas com temperatura normal, diminuindo resultados falso-positivos e falso-negativos”.

Ele comentou ainda que essa barreira sanitária não requer contato físico ou parada e espera da pessoa, é feita por imagens a distância. É recomendada para locais com entrada e saída de pessoas em fluxo de caminhada, tais como indústrias, salas de embarque de aeroportos, escolas, entre outros ambientes. “O estado febril é determinado pela temperatura dos órgãos internos do corpo humano, que tipicamente se situa em torno de 36,5°C. A temperatura das superfícies externas do corpo varia em função de fatores climáticos, do metabolismo, atividade física, dentre outros”, explicou.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página