Página inicial > Notícias > Capes adia início dos programas Pibid e Residência Pedagógica

Capes adia início dos programas Pibid e Residência Pedagógica

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 16h10 | Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 16h10

Coordenação dos programas no Ifes divulgou comunicado sobre o assunto.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) adiou o início do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. Ambos fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores. O Ifes acabou de realizar a seleção de mais de 300 bolsistas, e as atividades deles nas escolas estavam previstas para começar neste mês.

Conforme informação da Capes recebida pela coordenação dos programas no Ifes, o adiamento se deve à pandemia. Serão dois novos prazos para iniciar as atividades: entre 1º e 16 de outubro, ou entre 3 e 16 de novembro.

Leia abaixo o comunicado da coordenação do Pibid e da Residência Pedagógica sobre esse assunto:

Nota à comunidade acadêmica

A Pró-Reitoria de Ensino do Ifes recebeu, nesta terça-feira (11), um comunicado da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes informando o adiamento do início das atividades previstas nos Editais nº 01/2020 e nº 02/2020, referentes aos programas Residência Pedagógica e de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

A Capes justificou o adiamento devido à evolução da pandemia da Covid-19, que tem interferido no cotidiano de trabalho das secretarias de educação, escolas e instituições de ensino superior. A decisão surpreendeu a coordenação dos programas no Ifes, considerando que os ofícios circulares nº 7/2020 e nº 8/2020 previam o início das atividades mesmo em formato remoto, e pelo fato de a Capes ter emitido autorizações para o início das atividades logo antes do anúncio do adiamento.

O Ifes se solidariza com os cerca de 350 bolsistas de nossa instituição que tiveram suas bolsas suspendidas abruptamente. As coordenações institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica já acionaram a Capes, via Fórum de Coordenadores Institucionais, entre outros pontos, para solicitar mais esclarecimentos acerca da alteração. Por ora, os coordenadores orientam a suspensão de todas as atividades relacionadas aos dois programas nos dez municípios atendidos em todo o Estado.

O novo cronograma e as regras de adesão foram definidos pela Capes na Portaria nº 114/2020. O Ifes, mantendo seus princípios de democracia, consultará as equipes gestoras dos programas para definir a nova data de início das atividades.

Fonte: www.ifes.edu.br