Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Linguística

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Linguística

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 16h16 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 08h31

Prazo vai até 4 de outubro.

Estão abertas, até o dia 4 de outubro, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). Este ano, em função da pandemia do coronavírus, todas as fases da OBL serão on-line. As inscrições devem ser feitas no site do evento, individualmente pelos estudantes. Para dúvidas, os interessados podem enviar e-mails para organiza@obling.org ou mensagens para as redes sociais do evento: Instagram e Facebook.

A OBL está dividida, este ano, nas fases 1A, 1B e 2, na etapa nacional. A prova da fase 1A ficará disponível de 30 de setembro a 4 de outubro. Os estudantes podem acessá-la após terem se inscrito e realizá-la durante esse prazo, pelo site da olimpíada ou pelo aplicativo.

Na olimpíada internacional, os alunos devem competir em uma prova individual e uma em equipes, além de participarem de palestras com linguistas, visitas culturais e o convívio com jovens olímpicos de diversos países e culturas.

Os problemas de linguística são um gênero textual específico, que envolvem um conjunto de informações sobre alguma língua ou código e o desafio de entender fenômenos linguísticos ou semióticos a partir delas.

Os problemas são autossuficientes: para resolvê-los, o estudante não precisa falar nenhuma língua além do português, nem dominar teorias sofisticadas de gramática ou de linguística. Basta usar seu conhecimento geral de mundo, sua intuição como falante de alguma língua humana e uma boa dose de raciocínio e investigação.