Página inicial > Notícias > Núcleo de Promoção da Cidadania realiza discussões sobre consumo de alimentos agroecológicos

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 14h46 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 17h16

Eventos acontecerão nos dias 26 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro.

O Núcleo de Promoção da Cidadania (NPC) do Campus Vitória realiza os "Diálogos Campo e Cidade: estreitando laços entre consumidores e produtores agroecológicos", nos dias 26 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro, das 18h às 20h, on-line.

Os encontros terão o objetivo de discutir temas relacionados à produção agroecológica e consumo sustentável de alimentos, a partir da integração de organizações camponesas, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e consumidores urbanos, por meio de seus coletivos e organizações, constituindo-se como um momento formativo sobre a questão alimentar.

A cada encontro mensal será discutido um tema específico com palestrantes. Além da exposição, haverá espaço para perguntas e discussões pelos participantes.

Podem participar estudantes e servidores do Campus Vitória, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/qit5d94vTNbxz7At6. Os inscritos receberão o endereço do ambiente virtual.

A organização do evento é feita pelo Núcleo de Promoção da Cidadania, pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A coordenação do evento é dos professores Luciana Silvestre Girelli (Proeja) e Gutenberg de Almeida Nascimento (Coordenadoria de Química e Biologia).

1º encontro: 26/10/2020
Tema: Direito à alimentação e soberania alimentar.
Palestrantes: Raul Ristow Krauser (Membro da direção nacional do MPA) e Rita Rodrigues (Estudante do Curso Técnico em Guia de Turismo/Proeja do Ifes – Campus Vitória e integrante da Central Única das Favelas-CUFA).

2º encontro: 16/11/2020
Tema: Mãe África e cultura alimentar (Semana da Consciência Negra).
Palestrantes: Rosemberg Moraes Caitano (Consea) e Ione Duarte Pereira (Rede Urbana de Agroecologia - RUCA).

3º encontro: 07/12/2020:
Tema: Questão alimentar, saúde e bem-estar.
Palestrantes: Júlia Duarte (Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente do Ifes – Campus Vitória e ativista do veganismo popular); Carla Calae (Homeopata e agricultora familiar do MPA); Cristiana Barbosa (Economista Doméstico do Incaper).