Página inicial > Notícias > Alunos Conectados: Ifes realiza chamada interna para entrega de chips de internet

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 18h04 | Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2020, 22h31

Para os estudantes do Campus Vitória, a chamada é mais uma oportunidade de obter o pacote de dados.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou, nesta terça-feira (27), uma chamada interna para realizar a entrega de chips de pacote de dados para estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Os chips fazem parte do programa Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC), e o período de adesão se encerra no dia 3 de novembro.

Ao todo, 3070 chips das operadoras Claro e Oi, com pacote de 20GB de dados, serão entregues para estudantes de todos os campi da instituição. Podem participar os estudantes matriculados em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, que não estejam recebendo o auxílio emergencial de inclusão digital do Ifes; e com renda de até 1,5 salário mínimo per capita (que sejam beneficiados pela Assistência Estudantil, cadastrados no CadÚnico, via NIS ou autodeclaração).

Os alunos contemplados deverão retirar o chip no campus, conforme cronograma estabelecido e o uso do pacote de dados contratados para realização de atividades acadêmicas. O resultado da chamada será divulgado no dia 4 de novembro.

O Campus Vitória realizou no mês passado a Chamada Diren 01/2020. Os estudantes que tiveram as inscrições deferidas receberão os chips na próxima semana. Os contatos serão feitos por e-mail. Esta chamada do Ifes é uma nova oportunidade para todos os alunos que não tiveram as inscrições deferidas e querem tentar novamente. Desta vez, a oportunidade é mais abrangente, já que atende estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo per capita.

Confira abaixo o passo a passo preparado pelo campus para orientar os alunos na chamada do Ifes:

Antes de iniciar o cadastro, leia o edital

Tenha em mãos:
• número do CPF;
• número do celular;
• e-mail;
• seu endereço completo (rua, número, bairro, município e CEP);
• número da sua matrícula;
• quantidade de disciplinas que está matriculado em 2020;
• número do NIS (é o mesmo do CADúnico ou do PIS).

No questionário tem a pergunta: você recebe Assistência Estudantil? Só irá marcar SIM, aquele aluno que está recebendo 150 reais todo mês do auxilio alimentação.

No questionário você também deve indicar sua Renda per Capita Familiar.
Para realizar o cálculo da sua renda por pessoa:
• some o valor dos rendimentos de todas as pessoas que moram na sua casa;
• depois dividida pelo número pessoas moram na sua casa.

Exemplo:
Meu salário: 1.000,00;
Meu esposo: 1.000,00;
Meu filho de 3 anos: 0;
Minha mãe: 1.000,00;
Irei somar: 1.000,00+1.000,00+1.000,00 = 3.000,00;
Depois vou dividir pelo número de pessoas que moram na minha casa que são 4.
3.000,00 dividido por 4 = 750,00.
Então, minha renda por pessoa é de 750,00. Logo, minha renda per capita é até 1,0 salário.

Acesse aqui o link para realizar o cadastro

Com informações da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Reitoria do Ifes.